•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 00813 de 1702 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] Descoberta a barbacã almóade de Tavira


•   To: <archport@list-serv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] Descoberta a barbacã almóade de Tavira
•   From: Campo Arqueológico de Tavira <mail@arqueotavira.com>
•   Date: Sun, 5 Jun 2005 00:58:27 +0100

Title: Descoberta a barbacã almóade de Tavira

Numa prospecção de obras camarárias, os arqueólogos do Campo Arqueológico de Tavira., dirigidos por Maria Maia, descobriram uma parte substancial da barbacã almóade de Tavira, cuja existência era, até agora, desconhecida.

Dispõe-se em linha quebrada na base da muralha Norte da cidade, sobre o baixo da Bela Fria.
De forma e estrutura semelhantes à barbacã de Sevilha, apresentará baluartes salientes em frente de cada uma das torres, estando já posto a descoberto um deles. e sendo visíveis as bases de, pelo menos, outros dois.

A barbacã é construída em taipa militar, com 1.8 m de largura, assente sobre um embasamento de cantaria bem talhada com cunhais, que assenta directamente na rocha, na base da colina.

Na zona posta a descoberto, há uma distância de cerca de 1.5 m entre a barbacã e a torre maciça, igualmente almóade. Esta separação formava um caminho ou passadiço, hoje transformado na "Rua Detrás dos Muros".

Esta importante estrutura fechar-se-ia a Nascente e Poente pelas fortificações das Portas dos Pelames e da Bela Fria, correndo a estrada medieval pela sua base.

Também nestes dias, durante a escavação de uma vala pela E.D.P., um arqueólogo da nossa Associação identificou parte da muralha soterrada, de tipologia islâmica,  sob a Calçada de Santa ;Maria. O seu levantamento topográfico será decisivo para melhorar a reconstituição da articulação das muralhas desta zona.

O C.A.T. pensa apresentar brevemente uma versão actualizada da reconstituição urbanística de Tavira Islâmica, com diversos aperfeiçoamentos relativamente a versão apresentada em 2003 e publicada no nosso site www.arqueotavira.com.


Mensagem anterior por data:
     [Archport] Ciclo de conferências sobre o Museu Geológico
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Notícia de abertura de vagas para Mestrado
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Descifrada una narración épica íbera de hace 2.200 años
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Descoberto o maior cemitério islâmico do país