•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 01343 de 1621 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] arqueólogo e funcionário público será crime ?


•   To: archport@list-serv.ci.uc.pt
•   Subject: [Archport] arqueólogo e funcionário público será crime ?
•   From: Maria Moreira Baptista de Magalhães Ramalho <mariabaptistaramalho@hotmail.com>
•   Date: Sun, 05 Feb 2006 19:43:09 +0000

Caros colegas,
A questão colocada sobre o suposto problema da execução de escavações dentro dos horários de trabalho é uma questão que necessita de ser esclarecida.

O que se entende por escavar para si ? acaso algum arqueólogo escava só para si ? se assim é está enganado na profissão ou não tem ética. Por acaso quando  produzimos conhecimento com ética e profissionalismo em qualquer horário que seja (pode até ser de madrugada) estamos a trabalhar para nós ? Eu sempre entendi a profissão de arqueólogo como uma missão virada para o conhecimento e em que a transmissão desse conhecimento ao público é não só um objectivo como uma obrigatoriedade. Quais são então os casos que a Maria João refere, quem é então o pretenso fora de lei ?

 Aquele arqueólogo, funcionário público que faz escavações por necessidade de serviço?;

 O funcionário público arqueólogo que dedica horas de serviço a desenvolver relatórios sobre os trabalhos que lhe foram solicitados?

 O funcionário que dedica muito do seu tempo a desenvolver trabalhos de investigação sobre as escavações realizadas mesmo que seja durante o seu período de férias?

 O funcionário público que, aproveitando as escavações solicitadas continua a desenvolver, a aprofundar o conhecimento, inclusivamente no âmbito de teses mesmo que em horário de serviço se tal não prejudicar as suas restantes atribuições?

Acaso é crime fazer investigação arqueológica no âmbito da administração pública ? então os
arqueólogos das universidades ? que raio de lei será essa que poderá proibir tal situação ?
Julgo que o que falta neste país são arqueólogos da privada ou da pública que desenvolvam trabalho, que publiquem os resultados seja em que horário for desde que cumpram com todas as outras obrigações que lhes forem confiadas.

Parece ter virado desporto nacional o lançar pedras aos funcionários públicos ! que cada um olha para o que tem que fazer, cumpra o seu melhor e trabalhe muito, pois muito há a fazer em prol do conhecimento arqueológico dentro ou fora de horas. 

Saudações arqueológicas
Maria Ramalho


MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale grátis. Clique aqui.
Mensagem anterior por data:
     [Archport] Legitimidade
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Legitimidade
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Aquisição de livro
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Arqueólogo Fundão