•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 01523 de 2083 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] Conservação da Arte Rupestre do Vale do Côa


•   To: <archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] Conservação da Arte Rupestre do Vale do Côa
•   From: "Antonio Batarda" <abatarda.pavc@ipa.min-cultura.pt>
•   Date: Wed, 26 Apr 2006 18:57:34 +0100

De entre as multidisciplinares Sessões que decorrerão inseridas no "III Congresso de Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior – Debates no Vale do Côa" (Programa completo em http://www.euskalnet.net/prehistoria/images/III_Congresso.pdf) , permitir-me-ão destacar a Sessão 4 “A Arte da Conservação” que decorrerá em Vila Nova de Foz Côa dia 18 de Maio de 2006 (consultar Programa abaixo). Nesta Sessão serão apresentadas experiências de conservação em Arte Rupestre únicas no nosso País e mesmo inovadoras a nível mundial. De facto, durante os últimos dois anos, e inseridas dentro dos objectivos estabelecidos pelo Programa de Conservação do Parque Arqueológico do Vale do Côa (http://www.ipa.min-cultura.pt/pubs/RPA/v7n1/folder/01.pdf) , têm vindo a decorrer no Vale do Côa experiências de conservação de afloramentos não gravados mas com dinâmicas erosivas semelhantes aos que albergam motivos inscritos. Estas experiências têm como objectivo o estabelecimento de estratégias de intervenção em rochas gravadas bem como verificar a evolução dos materiais e técnicas de conservação utilizados nos afloramentos não gravados.

Para avaliar as estratégias seguidas, foram convidados vários especialistas nacionais e estrangeiros que com o seu parecer possam contribuir para um correcto desenvolvimento do Programa de Conservação do PAVC. Estes especialistas serão François Soleilhavoup, investigador francês com grande experiência na conservação de Arte Rupestre ao ar livre, nomeadamente do Sahara Ocidental; Valerie Magar, investigadora do ICCROM (organismo da UNESCO para a conservação do Património Cultural mundial) especialista em conservação de Arte Rupestre; Fernando Carrera Ramírez doutorado pela Escola Superior de Conservação da Galiza em conservação de Arte Rupestre e Delgado Rodrigues, especialista do LNEC em conservação de pedra e consultor do PAVC em matérias de conservação da Arte Rupestre do Côa.

Assim, convidam-se todos aqueles que se interessam pela preservação e conservação do Património em geral e da Arte Rupestre em particular, a estarem presentes nesta Sessão e a participarem no debate que a encerrará e que certamente contribuirá decisivamente para um maior desenvolvimento do Programa de Conservação do PAVC. Esta é uma ocasião excepcional para discutir e avaliar um projecto de conservação de Arte Rupestre com características pioneiras a nível mundial.

 

Para mais informações contactar: abatarda.pavc@ipa.min-cultura.pt

 

Com os melhores cumprimentos

António Batarda

Coordenador do Programa de Conservação do PAVC

Parque Arqueológico Vale do Côa

Av. Gago Coutinho, 19-A

5150-610 V. N. Foz Côa

Portugal

279768266 (directo)

 

 

Sessão “A arte da conservação”.

 

Programa:

 

10h00 – Panorâmica Geral dos Problemas de Conservação da Arte Rupestre do Vale do Côa – António Pedro Batarda Fernandes, Arqueólogo do PAVC, Coordenador do Programa de Conservação do PAVC

 

10h30 – O projecto de monitorização sísmica do PAVC – Idalina Veludo e António Batarda

 

Pausa

 

11h00 Apresentação da experimentação prévia de métodos e técnicas de conservação efectuada em rochas sem gravuras do PAVC levadas a cabo por três empresas portuguesas de conservação e restauro.

 

11h00 – In Situ

 

11h40 – Nova Conservação

 

 

15h00 – Continuação da apresentação da experimentação prévia de métodos e técnicas de conservação efectuada em rochas sem gravuras do PAVC levadas a cabo por três empresas portuguesas de conservação e restauro.

            15h00 – Compósito

           

 

15h40 – Apresentação de pareceres dos especialistas convidados sobre as experiências levadas a cabo no Vale do Côa após a análise prévia das experiências levadas a cabo efectuada nos dias anteriores.

            15h40 – Valerie Magar/ICCROM

            16h10 – Fernando Carrera-Ramirez/ECBCG

            16h40 – François Soleilhavoup

           

            Pausa

 

17h15 – Delgado Rodrigues/LNEC

            17h35 – Debate e conclusões finais.

            18h00 – Encerramento dos trabalhos.


Mensagem anterior por data:
     [Archport] RE: Digest Archport, volume 31, assunto 24
Próxima mensagem por data:
     [Archport] RE: Trabalho
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] CONGRESSO UISPP SESSÃO 43
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Contacto difícil