•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 01670 de 1672 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] A propósito das Memórias Paroquiais


•   To: "archport" <Archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] A propósito das Memórias Paroquiais
•   From: José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
•   Date: Fri, 9 Jun 2006 18:00:52 +0100

        A propósito da informação sobre a publicação pelo Centro de História da Sociedade e da Cultura  FLUC) - com a simpática colaboração de Palimage Editores - das Memórias Paroquiais, teve a Doutora Regina Anacleto a gentileza de acrescentar os seguintes elementos, que se me afiguram de interesse e que, por isso, agradecendo, divulgo, com o seu expresso beneplácito.
        Depois de afirmar o interesse que há em  se cotejarem as Memórias Paroquiais de 1758 com as de 1721, porque assim se assinalam «semelhanças e diferenças que marcam o arco cronológico de trinta e sete anos», escreve:
        «Também convém ter presente que, não sei se sempre, mas, pelo menos, algumas vezes, o Diccionario Geografico do Padre Luiz Cardozo, com apenas dois tomos publicados (um, saído em 1747 e o outro, penso, em 1752), não se baseou nas Informações de 1721. Pelo menos, no que respeita a Arganil, o autor ignora totalmente as referências mandadas por Lemos Tunes ao bispo da diocese».
        Assinala, ainda, a Doutora Regina «que o acesso a esta fonte, no momento, se encontra muito facilitado. Basta visitar o sítio web da Torre do Tombo em www.iantt.pt, na página inicial escolher a opção "TTonline", de seguida clicar em "Descrições Arquivísticas" e preencher os respectivos campos, a saber:
                    "Any Text": escrever a freguesia pretendida;
                    "Código de Referência": "MPRQ"
 
                    Será visualizada uma lista de freguesias, devendo seleccionar a que se pretende, clicando no número que antecede toda a informação (à esquerda no ecrã);
 
                Depois de escolhida a opção, acede-se à visualização da página, aparecendo uma memória descritiva e no fundo da página as referências às imagens. Clica-se em cada uma delas, uma de cada vez, e, como a imagem abre, pode imprimir-se.
    A escolha é feita, mais uma vez, clicando no número que antecede a referência de cada imagem (à esquerda do ecrã).»

Mensagem anterior por data:
     [Archport] FW: [Wacnews] World Archaeology - Special Issue on Race & Racism
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Memórias Paroquiais
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Apresentação Revista Estudos/Património nº 8
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] A Propósito de Baleizão