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From: V í tor Oliveira Jorge
Sent: Tuesday, September 19, 2006 6:31 AM
Subject: Call for papers e notícia - muito agradeço que divulguem
entre os vossos contactos - temos ainda 11 comunicações disponí veis 11ª mesa-redonda de Primavera Porto, FLUP, 23 (sexta) e 24 (sábado de manhã) de Março de 2007 Organização do DCTP FLUP Em colaboração com SEFARAD Associação Cultural CRENÇAS, RELIGIÕES E PODERES: DOS INDIVÍDUOS ÀS SOCIABILIDADES Escreve Fernando Gil que ³as crenças contêm uma pretensão ao conhecimento e lançam uma ponte entre o desejo e a acção.² Essa acção processa-se evidentemente em múltiplos planos, sentidos e escalas, manifestando-se por exemplo em sistemas partilhados de crenças (religiões) mas também nos jogos contínuos de disputa de espaços de poder, quer dizer, de processos de agenciamento que buscam, por diversíssimas vias, de algum modo con-vencer os outros das crenças próprias, convocando-os para a acção dirigida, estabelecendo distinções, limiares e fronteiras: uma política. Que mecanismos, por exemplo, levam e levaram à cristalização de múltiplas formas de sociabilidade que acabariam por desembocar, em alguns casos mas apenas em alguns casos, uma parte ínfima e recente da história da humanidade na soberania e no Estado? Estamos conscientes da complexidade e imensidão destas questões, sobretudo num momento em que muitos já vêem a obsolescência do conceito de sociedade, tão ligada à fixação e à identidade do Estado-nação, numa época em que tudo se dissolve sob a égide da mobilidade, da circulação rápida do capital financeiro, da ideologia do indivíduo abstracto, enaltecido nas suas capacidades de auto-produção constante como inovador e empreendedor (teoria entendida como um valor que emparceira com o do dinheiro). A mesa-redonda não procurará cobri-las a todas, nem de todos os ângulos (in)imagináveis, mas, como de costume, proporcionar o debate e lançar pontes de diálogo interdisciplinar (e, se possível, transdisciplinar) que sirvam de exemplo a formas de pensar (e de actuar) intervenientes quer dizer, que sirvam para mudar alguma coisa. Espera-se assim a colaboração de múltiplas disciplinas e departamentos, da nossa e de outras Escolas, bem como de colegas interessados, por forma a contribuir para continuar a dinamizar o substrato reflexivo de um Departamento o de Ciências e Técnicas do Património que, sem perder a sua identidade própria, o do estudo de ³heranças², de legados (que é sempre uma forma de os inventar ou re-inventar), os procura equacionar num contexto de ³modernidade tardia² em que nos encontramos. Essa dinamização depende também cada vez mais, como se tem verificado, de parcerias com entidades exteriores à FLUP. Programa geral (esquema) Dia 23 manhã 9 h. Recepção dos participantes 9, 15 h. Início (Introdução) 9, 30 h. Comunicação 1 10 h. Comunicação 2 10, 30 h. Comunicação 3 11 h. Debate e intervalo (opcional *) 11, 30 h. Comunicação 4 12 h. Comunicação 5 12, 30 Debate final da manhã 13 h. Intervalo para almoço Dia 23 tarde 15 h. Comunicação 6 15, 30 h. Comunicação 7 16 h. Comunicação 8 16, 30 h. Comunicação 9 17 h. Debate e intervalo (opcional *) 18 h. Comunicação 10 18, 30 h. Comunicação 11 19 h. Debate final da tarde Dia 24 manhã 9, 30 h. Comunicação 12 10 h. Comunicação 13 10, 30 h. Comunicação 14 11 h. Debate e intervalo (opcional) 11, 30 h. Comunicação 15 12 h. Comunicação 16 12,30 Debate final 13 h. Encerramento dos trabalhos * Os participantes que desejarem poderão sair temporariamente da sala durante o debate, sem grande perturbação da sessão, ganhando-se assim tempo. Todos os trabalhos serão publicados em livro. A mesa-redonda, bem como a publicação resultante, será coordenada por Vitor Oliveira Jorge, professor do DCTP-FLUP, e por Ana Macedo, mestre em História pela FLUP, da SEFARAD. Alguma bibliografia (sugestões) - Bauman, Zygmunt (2004- 4ª ed.), Liquid Modernity, Cambridge, Polity Press. - Bloch, Maurice (1997), La Violence du Religieux, Paris, Ed. Odile Jacob. - Bourdieu, Pierre (1989), O Poder Simbólico, Lisboa, Difel. - Bourdieu, Pierre (1991), El Sentido Práctico, Madrid, Taurus Ed. - Carvalho, Maria Manuela (2001), O Poder e o Saber. Um Olhar sobre Michel Foucault, Porto, Campo das Letras. Indica a principal bibliografia de e sobre M. Foucault. - Debray, Régis (2004), Deus, Um Itinerário, Porto, Ambar. - Debray, Régis (2005), O Fogo Sagrado. Funções do Religioso, Porto, Ambar. - Engel, Pascal (1995), Les croyances, Notions de Philosophie, II (dir. De Denis Kambouchner), Paris, Flammarion, pp. 9-101. - Foucault, Michel (2004- 20ª ed.), Microfísica do Poder, São Paulo, Ed. Paz e Terra. - Gil, F. (2000), La Conviction, Paris, Flammarion. - Gil, F., Livet, P. e Cabral, J. P. (coord.) (2004), O Processo da Crença, Lisboa, Gradiva. - Goody, Jack (1987), A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade, Lisboa, Ed. 70. - Gorz, André (2003), L¹ Immatériel. Connaissance, Valeur et Capital, Paris, Galilée. - VV.AA. (1994), Religião- Rito, Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda, ³Enciclopédia Einaudi², vol. 30. - VV.AA. (1998), O Regresso do Sagrado, Lisboa, Livros e Leituras. - VV.AA. (1999), ³A la Croisée des Religions², rev. Esprit, 2, Fév. __________________________________________________ Vítor Oliveira Jorge Prof. Univ. Porto http://www.architectures.home.sapo.pt http://configuracoes.planetaclix.pt __________________________________________________ |
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