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[Archport] De Vítor Oliveira Jorge - 11ª mesa-redonda de Primavera


•   To: "archport" <Archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] De Vítor Oliveira Jorge - 11ª mesa-redonda de Primavera
•   From: José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
•   Date: Tue, 19 Sep 2006 19:32:19 +0100

 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, September 19, 2006 6:31 AM
Subject: Call for papers e notícia - muito agradeço que divulguem entre os vossos contactos - temos ainda 11 comunicações disponí veis


11ª mesa-redonda de Primavera
Porto, FLUP, 23 (sexta) e 24 (sábado de manhã) de Março de 2007
 
Organização do DCTP ­FLUP
Em colaboração com SEFARAD ­ Associação Cultural
 
 
 
CRENÇAS, RELIGIÕES E PODERES:
DOS INDIVÍDUOS ÀS SOCIABILIDADES
 
 Escreve Fernando Gil que ³as crenças contêm uma pretensão ao conhecimento e
lançam uma ponte entre o desejo e a acção.²
 Essa acção processa-se evidentemente em múltiplos planos, sentidos e
escalas, manifestando-se por exemplo em sistemas partilhados de crenças
(religiões) mas também nos jogos contínuos de disputa de espaços de poder,
quer dizer, de processos de agenciamento que buscam, por diversíssimas vias,
de algum modo con-vencer os outros das crenças próprias, convocando-os para
a acção dirigida, estabelecendo distinções, limiares e fronteiras: uma
política. 
 Que mecanismos, por exemplo, levam e levaram à cristalização de múltiplas
formas de sociabilidade que acabariam por desembocar, em alguns casos ­ mas
apenas em alguns casos, uma parte ínfima e recente da história da humanidade
­ na soberania e no Estado?
 Estamos conscientes da complexidade e imensidão destas questões, sobretudo
num momento em que muitos já vêem a obsolescência do conceito de sociedade,
tão ligada à fixação e à identidade do Estado-nação, numa época em que tudo
se dissolve sob a égide da mobilidade, da circulação rápida do capital
financeiro, da ideologia do indivíduo abstracto, enaltecido nas suas
capacidades de auto-produção constante como inovador e empreendedor (teoria
entendida como um valor que emparceira com o do dinheiro).
 A mesa-redonda não procurará cobri-las a todas, nem de todos os ângulos
(in)imagináveis, mas, como de costume, proporcionar o debate e lançar pontes
de diálogo interdisciplinar (e, se possível, transdisciplinar) que sirvam de
exemplo a formas de pensar (e de actuar) intervenientes ­ quer dizer, que
sirvam para mudar alguma coisa.
 Espera-se assim a colaboração de múltiplas disciplinas e departamentos, da
nossa e de outras Escolas, bem como de colegas interessados, por forma a
contribuir para continuar a dinamizar o substrato reflexivo de um
Departamento ­ o de Ciências e Técnicas do Património ­ que, sem perder a
sua identidade própria, o do estudo de ³heranças², de legados (que é sempre
uma forma de os inventar ou re-inventar), os procura equacionar num contexto
de ³modernidade tardia² em que nos encontramos. Essa dinamização depende
também cada vez mais, como se tem verificado, de parcerias com entidades
exteriores à FLUP.
 
 
 
Programa geral (esquema)
 
Dia 23 ­ manhã
 
9 h. Recepção dos participantes
9, 15 h. Início (Introdução)
9, 30 h. Comunicação 1
10 h. Comunicação 2
10, 30 h. Comunicação 3
 
11 h. Debate e intervalo (opcional *)
 
11, 30 h. Comunicação 4
12 h. Comunicação 5
12, 30 Debate final da manhã
13 h. Intervalo para almoço
 
Dia 23 ­ tarde
 
15 h. Comunicação 6
15, 30 h. Comunicação 7
16 h. Comunicação 8
16, 30 h. Comunicação 9
 
17 h. Debate e intervalo (opcional *)
 
18 h. Comunicação 10
18, 30 h. Comunicação 11
19 h. Debate final da tarde
 
Dia 24 ­ manhã
 
9, 30 h. Comunicação 12
10 h. Comunicação 13
10, 30 h. Comunicação 14
 
11 h. Debate e intervalo (opcional)
 
11, 30 h. Comunicação 15
12 h. Comunicação 16
12,30 Debate final
13 h. Encerramento dos trabalhos
 
* Os participantes que desejarem poderão sair temporariamente da sala
durante o debate, sem grande perturbação da sessão, ganhando-se assim tempo.
Todos os trabalhos serão publicados em livro.
A mesa-redonda, bem como a publicação resultante, será coordenada por Vitor
Oliveira Jorge, professor do DCTP-FLUP, e por Ana Macedo, mestre em História
pela FLUP, da SEFARAD.
 
 
 
Alguma bibliografia (sugestões)
 
- Bauman, Zygmunt (2004- 4ª ed.), Liquid Modernity, Cambridge, Polity Press.
- Bloch, Maurice (1997), La Violence du Religieux, Paris, Ed. Odile Jacob.
- Bourdieu, Pierre (1989), O Poder Simbólico, Lisboa, Difel.
- Bourdieu, Pierre (1991), El Sentido Práctico, Madrid, Taurus Ed.
- Carvalho, Maria Manuela (2001), O Poder e o Saber. Um  Olhar sobre Michel
Foucault, Porto, Campo das Letras. Indica a principal bibliografia de e
sobre M. Foucault.
- Debray, Régis (2004), Deus, Um Itinerário, Porto, Ambar.
- Debray, Régis (2005), O Fogo Sagrado. Funções do Religioso, Porto, Ambar.
- Engel, Pascal (1995), Les croyances, Notions de Philosophie, II (dir. De
Denis Kambouchner), Paris, Flammarion, pp. 9-101.
- Foucault, Michel (2004- 20ª ed.), Microfísica do Poder, São Paulo, Ed. Paz
e Terra.
- Gil, F. (2000), La Conviction, Paris, Flammarion.
- Gil, F., Livet, P. e Cabral, J. P. (coord.) (2004), O Processo da Crença,
Lisboa, Gradiva.
- Goody, Jack (1987), A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade,
Lisboa, Ed. 70.
- Gorz, André (2003), L¹ Immatériel. Connaissance, Valeur et Capital, Paris,
Galilée.
- VV.AA. (1994), Religião- Rito, Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda,
³Enciclopédia Einaudi², vol. 30.
- VV.AA. (1998), O Regresso do Sagrado, Lisboa, Livros e Leituras.
- VV.AA. (1999), ³A la Croisée des Religions², rev. Esprit, 2, Fév.
 


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Vítor Oliveira Jorge
Prof. Univ. Porto
http://www.architectures.home.sapo.pt
http://configuracoes.planetaclix.pt
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