Lista archport

Mensagem

[Archport] Conversas do Claustro em Vilar de Frades | Dia 17 Abril | 16 Horas | Entrada livre

To :   "Archport" <Archport@ci.uc.pt>, "Lista Historia UC" <histport@ml.ci.uc.pt>, "Lista UC" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Conversas do Claustro em Vilar de Frades | Dia 17 Abril | 16 Horas | Entrada livre
From :   Comunicação - DRCN <comunicacao@culturanorte.pt>
Date :   Fri, 15 Apr 2016 10:47:47 +0100

LOGO MC + DRCN 2016

 

Vilar de Frades: Conversas do Claustro

Dia 17 de abril | 16 horas | Entrada livre

 

 

A Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito da programação cultural do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, promove mais uma edição das Conversas do Claustro, no próximo dia 17 de abril, pelas 16 horas.

 

A tertúlia abordará o «Estudo da construção em Vilar de Frades: do Mosteiro ao Convento», tendo como orador António Pereira, do LAB2PT, da Universidade do Minho, Mestre em Arqueologia e doutorando na Universidade do Minho. (O Lab2PT é uma unidade de I&D da Universidade do Minho centrada na investigação nas Ciências Sociais e Humanidades e que integra uma equipa multidisciplinar, proveniente de diferentes áreas como: a Arqueologia, a História, a Arquitetura, o Urbanismo, o Design, a Geografia, a Geologia e as Artes Visuais).

 

As Conversas serão ainda dinamizadas pelo Quarteto de cordas Arc´duto na estreia da sua apresentação pública, com o seguinte programa:

 

- Adagio e Fuga de W.A. Mozart

- Quarteto Op.13 nº2 de F. Mendelssohn

- Novelette Orientale de A. Glazunov

 

As Conversas do Claustro são uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte que visa estimular a reflexão e discussão em torno dos mais variados temas relacionados com o património cultural e arquitetónico de Vilar de Frades.

 

Monumento Nacional classificado desde 1910, o edifício atual é o resultado de vários momentos de construção que se iniciaram, provavelmente, a partir do séc. VII até ao presente.

 

O projeto de recuperação do Convento de Vilar de Frades foi um processo longo e complexo, iniciado em 1994, com o levantamento das principais patologias do imóvel e a definição de uma metodologia para a sua reabilitação.

 

A primeira fase da intervenção, com projeto dos arquitetos Alfredo Ascensão e Paulo Henriques, consistiu em obras de caráter urgente, com o objetivo de suster a degradação acelerada do edifício, que ameaçava ruína iminente em algumas áreas.

 

Posteriormente procedeu-se à recuperação do corpo principal da Igreja, onde, para além das obras de consolidação, foram reconstruídas as salas sobre as capelas laterais e recuperados os elementos de azulejaria, talha e pinturas, torre sineira, sacristia. Todas as peças artísticas integradas na Sacristia mereceram ações de conservação e restauro assim como o teto em estuque.

 

A realização desta importante intervenção permitiu a abertura ao público do Convento de Vilar de Frades e a criação de um circuito de visitas.

 

 

 

Felicidade Ramos

Assessoria de Comunicação

93 784 13 84

 

Direção Regional de Cultura do Norte
Praceta da Carreira
5000-560 Vila Real, PORTUGAL
TEL + 351 259 330 770 FAX + 351 259 330 779

www.culturanorte.pt
www.facebook.com/culturanorte

LOGO MC + DRCN 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Mensagem anterior por data: [Archport] Um Ano. Um Tema destaca sepulturas do Mosteiro de São João de Tarouca Próxima mensagem por data: [Archport] Inauguração do Órgão Sinfónico da Catedral de Vila Real | 20 abril | 18h00
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Contar no presente os Livros da Terra Próxima mensagem por assunto: [Archport] Convite - No reino do Som...