Lista archport

Mensagem

[Archport] Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - programação do MNA

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - programação do MNA
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Fri, 15 Apr 2016 23:48:28 +0100

Title: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - programação do MNA

De: GERAL Museu Nacional Arqueologia [mailto:geral@mnarqueologia.dgpc.pt]
Enviada em: quinta-feira, 14 de Abril de 2016 18:05

 

MNA Digital

Problemas a visualizar?
Veja este e-mail no seu browser

Dia Internacional dos
Monumentos e Sítios

 

O MNA junta-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, apresentando diversas iniciativas que têm como objetivo fundamental alertar e sensibilizar para a importância do conhecimento, da proteção e da valorização do património.

As atividades incluem visitas orientadas bem como ateliês.

 

 

Dia 16

 

11h00 - Visita guiada "Lusitânia Romana. Origem de dois povos - Termas, teatros, anfiteatros e circos. Vamos conhecê-los?"

A fundação de uma cidade romana era também um ato religioso, que cumpria rituais próprios, alguns deles, de origens arcaicas. O modelo era Roma. A exposição «Lusitânia Romana. Origem de dois povos» convida-nos a descobrir que edifícios (arquitetura/ funções) caracterizavam a urbe romana.

15h30 - Peça do mês comentada - "Anéis tardo-medievais e Tardo-renascentistas na coleção do Museu Nacional de Arqueologia" por Nuno Vassallo e Silva

O MNA conserva uma das mais importantes coleções de joalharia existentes em Portugal. Resultantes, na sua maioria, de escavações arqueológicas, ofertas ou aquisições. Através do seu estudo e contemplação consegue-se acompanhar a evolução da arte dos materiais preciosos no território nacional, desde os finais do III milénio a.C. à Alta Idade Média, cronologia em que a maioria das peças se situa.

Esta comunicação irá abordar, ao que cremos pela primeira vez, um pequeno grupo de anéis datáveis dos séculos XV a inícios do XVII, nunca antes mostrados, pertencentes ao acervo do museu e que nos documentam a evolução de uma jóia que percorre toda a história civilizacional. A joalharia portuguesa no Renascimento, de que raros exemplares sobreviveram, as principais tipologias dos anéis, utilização e origem das pedras preciosas, substitutos e gemas falsas. A sua circulação e comercialização serão também abordadas nesta sessão.

Fundamentalmente, dá-se a conhecer um conjunto excecional, datável da época dos Descobrimentos, cujo interesse nunca será demais realçar.

 

 

Dia 17

 

11h00 - Peddy Paper "À Descoberta da Lusitânia"

Sabias que a Lusitânia foi uma província romana? Sabias que a cidade de Augusta Emerita foi mandada fundar pelo imperador Augusto para os veteranos da V e X legião? Sabias que o circo se destinava a corridas de cavalos? Sabes para que servia o Forum?... Não há problema! Desafiamos-te a descobrir as respostas!

15h30 - "Os Museus e os Sítios Arqueológicos: alguns exemplos" por Filomena Barata e Rafael Alfenim

Colocar-se-á em diálogo os acervos dos Museus e dos Sítios Arqueológicos de onde provêm, designadamente os que têm representação de desportos, como por exemplo nas Villae Romanas de Sta. Vitória do Ameixial e de Torre de Palma.

 

 

 

Para mais informações e marcações contacte:

Maria José Albuquerque
telef. 21 362 00 00
malbuquerque@mnarqueologia.dgpc.pt

 

 


Sem vírus. www.avast.com







Mensagem anterior por data: [Archport] Em defesa do nosso património agrícola Próxima mensagem por data: [Archport] Congreso Cronometrías para la Historia de la Península Ibérica, Barcelona 17-19 Octubre. Segunda Circular.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Dia dos Museus no Museu Municipal da Póvoa de Varzim Próxima mensagem por assunto: [Archport] Dias 26 a 28, no Museu da Farmácia, em Lisboa...