Tese de mestrado de Victor Wladimir Cerqueira Nascimento: "Arqueologia como pedagogia da história em Michel Foucault"
Na primeira seção, busca-se elaborar, a partir de uma reflexão que se encontra dispersa na obra do autor, o sentido de uma pedagogia da história, ou seja, esclarecer qual a sua concepção de história e o papel que ela cumpre na formação de pessoas.
Na segunda seção, parte-se das problematizações que surgem do confronto dos escritos do filósofo francês e a educação, das apropriações que pedagogos fazem de sua obra, para se fazer um balanço crítico dessa tradição.
A terceira seção é uma revisão de literatura sobre a forma como o campo historiográfico analisa a obra de Foucault, atribuindo-lhe os mais diversos rótulos (mentalidades, história cultural etc.).
A quarta seção demonstra como o regime de historicidade emerge na obra de Foucault por meio de um intenso debate entre a fenomenologia, a história das ciências, particularmente na história da psicologia e a psicanálise. Esse debate se constitui como ponto de partida para uma interpretação particular que o autor faz da filosofia kantiana, presente em sua tese complementar Gênese e estrutura da Antropologia, de Kant (1961), que estabelece os princípios fundamentais de seu percurso historiográfico.
A quinta seção faz uma análise de como esses princípios passam a dar corpo ao método arqueológico em História da loucura (1961), demonstrando como a história, por um lado, opera um sistema de exclusão que tem por base o racionalismo da cultura ocidental e, por outro, evidencia uma estrutura discursiva e de práticas sociais de um período histórico.
A última seção conclui que a emergência do programa arqueológico se coloca num intenso debate entre a história das ciências, a fenomenologia e o estruturalismo, sendo que a pedagogia da história foucaultiana opera, a partir do a priori histórico e da descrição do arquivo, uma crítica radical da antropologia filosófica e de seu correlato historiográfico – ao invés de constitutivo da história, o homem é, antes, constituído por ela.
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