Gaspar Soares de Carvalho (1920 - 2016)
Professor Catedrático jubilado (de Sedimentologia e Geomorfologia) da Universidade do Minho, licenciado e doutorado pela Universidade de Coimbra, foi pioneiro em Portugal e no estrangeiro (nos anos 40) nos estudos de Sedimentologia, uma disciplina então nascente.
Deixa igualmente trabalho nos domínios da estratigrafia e cartografia geológica e geomorfológica de Portugal (Orla Mesocenozóica Ocidental), da Guiné-Bissau, de Angola (bacias sedimentares do Cuanza, do Lobito e Benguela e de Moçâmedes), de Moçambique e de Goa.
Estudou a dinâmica actual de praias de Angola (Luanda, Cabinda, do Lobito e Benguela e de Moçâmedes), do Sudeste de Moçambique e do Norte de Portugal. Relativamente aos depósitos do Pleistocénico-Holocénico desta zona costeira, desenvolveu estudos de estratigrafia, de geocronologia (datações pelo carbono 14) e de geologia estrutural (neotectónica).
Mentor da Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário (APEQ), criada em 1991 (de que foi presidente), criou a Associação Eurocoast-Portugal (de que foi igualmente presidente), integrada na Federação Internacional Eurocoast (de que foi vice-presidente), com intensa actividade científica e de divulgação sobre a zona costeira, a nível nacional e internacional.
Para completar as palavras do Professor Galopim de Carvalho tomo a liberdade de indicar dois livros que o grande Professor Gaspar Soares de Carvalho lançou e que são muito importantes para quem deseja estudar o Quaternário em Portugal:
Revista da Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário
e
O Quaternário em Portugal. Balanço e Perspectivas
Mensagem anterior por data: [Archport] Intervenção arqueológica em Lisboa. Recrutamento de equipa | Próxima mensagem por data: [Archport] Falecimento do Prof. Gaspar Soares de Carvalho |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Procura-se Arqueólogo para Acompanhamento Arqueológico de Obra em Trás os Montes (foz do rio Tua) | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Programa de radio "Encontros com o Património" |