Lista archport

Mensagem

[Archport] O MNA em OUTUBRO 2016

To :   "histport" <histport@ml.ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Archport] O MNA em OUTUBRO 2016
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 3 Oct 2016 19:47:27 +0100

Title: BOLETIM - OUTUBRO 2016

 

MNA Digital: Boletim n.º 27

Problemas a visualizar?
Veja este e-mail no seu browser

 

https://www.facebook.com/focolunar/
916 762 706 | 961 785 599

 

 

 

 

22 de outubro, às 15h00
"MAR DE TRIGO". Em torno da função portuária. O Universo e legado de Maria Luísa Blot

Para mais informação, clique aqui.

 

Extramuros

 

Até 5 de outubro
Exposição "Quem nos escreve desde a Serra", na Zona Ribeirinha de Silves

A exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e da Idade do Ferro pode ser visitada junto ao rio Arade, na Zona Ribeirinha da cidade de Silves. Para além dos temas referidos, revela-nos também como onde habitavam, como viviam e morriam as comunidades que nos deixaram esta primeira manifestação de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa e que está, ainda hoje, por decifrar. Aqui podemos ainda conhecer o papel que teve o MNA na investigação da escrita do Sudoeste e os principais protagonistas no concelho de Silves. 
 
A exposição conta ainda com uma abordagem contemporânea do tema pelos artistas plásticos El Menau e Ângela Menezes através da apresentação de uma pintura mural e de uma instalação das vogais da escrita do Sudoeste em grandes dimensões e retro-iluminada.
 
Este é o sétimo local onde está patente a exposição organizada pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Projecto ESTELA, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, da Direção-Geral do Património Cultural, do MNA e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

 

 

Até 9 de outubro
Exposição "Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2015" em Coruche

A exposição de divulgação científica "Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado em 2015", que  tem como objetivo revelar o conhecimento gerado pela arqueologia e sensibilizar o público para algumas das mais importantes intervenções e descobertas arqueológicas feitas em Portugal.

A intervenção arqueológica no sítio do Cabeço do Pé da Erra (Coruche), realizada por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa (UNIARQ - FLUL), no âmbito do Projecto ANSOR - Antropização do Vale do Sorraia, mereceu destaque nesta exposição.

Mais informação sobre o Projecto ANSOR.

Mais informação sobre a exposição itinerante Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado.

 

 

 

Exposição “ O Tempo Resgatado ao Mar"

Até 31 de dezembro
Exposição "O Tempo Resgatado ao Mar" no Museu de Artes Decorativas, do Município de Viana do Castelo

Após a sua apresentação no MNA e no Museu da Pedra, em Cantanhede, chega a vez de se mostrar no Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, na terceira etapa de um périplo que levará esta exposição a todo o país.

A exposição foi visitada pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, no âmbito da deslocação a Viana do Castelo para participar no Cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria da Senhora da Agonia.

 

Internacional

 

Até 5 de outubro
Exposição "EMEE Young Scenographers Contest " no Parlamentarium, em Bruxelas

O "Concurso de Jovens Cenógrafos", foi uma competição de design interdisciplinar, integrado no Projeto EMEE: Eurovision Museums Exhibiting Europe, no qual o MNA é um dos parceiros do consórcio. Sob o tema "One Object – Many Visions – EuroVisions", jovens designers foram convidados a criar ideias e desenvolver conceitos para, em múltiplas perspetivas, efetuar uma apresentação sinestésica dos objetos a expor, com o objetivo de encontrar novas abordagens transculturais na apresentação de objetos regionais (locais) integrados numa dimensão europeia (global), através de conteúdos de design expositivo contemporâneo, com novos formatos de apresentação.

Depois de itinerar pelos países integrantes no projeto, entre os quais Portugal, tendo estado patente no MNA em fevereiro de 2016, a exposição chega por fim a Bruxelas, por ocasião da reunião final do projeto.

EMEE Young Scenographers Contest - Award Ceremony - Graz, May 2015

 

 

 

Até 16 de outubro
Exposição "Lusitania Romana. Origen de dos pueblos / Lusitânia Romana. Origem de dois povos" no Museu Arqueológico Nacional, em Madrid

A exposição "Lusitania Romana. Origen de dos pueblos / Lusitânia Romana. Origem de dois povos" chega agora ao fim no Museo Arqueológico Nacional, em Madrid, depois de apresentada no Museu Nacional de Arte Romano (MNAR), em Mérida, e no MNA, em Lisboa.
 
Resultado de uma organização conjunta esta mostra conta com bens culturais de grande interesse arqueológico, histórico e artístico, pertencentes a diversos museus e instituições culturais de Portugal e Espanha.

Lusitania Romana. Origen de dos pueblos

 

 

 

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 17h00. 

O seu catálogo bibliográfico encontra-se disponível na página da rede de bibliotecas da DGPC e pode contactar o serviço através do endereço de e-mail biblioteca@mnarqueologia.dgpc.pt.

 

 

Memórias da Praia de São Torpes" e "Religiões da Lusitânia", focaram a sacralização de espaços, sobretudo sobre a égide do Cristianismo, através da identificação dos locais onde Santos Mártires, São Torpes e São Vicente, deram à costa.

 

Depois de distinguido com o 1.º prémio, na categoria de documentário, no I Festival de Cinema Arqueológico de Castilla y León, que teve lugar em Zamora, e de ser exibido no Museo de Zamora e no Museo Arqueologico Nacional, o documentário "O Ouro de Tresminas", bem como o prémio Viriato de Ouro, foram exibidos no MNA. Foi também apresentado o catálogo do Centro Interpretativo de Tresminas, que dá a conhecer aquele complexo mineiro romano.

 

O MNA recebeu ainda sessões do 30.º Congresso da Rei Cretariae Romanae Fautores, organizado pela UNIARQ, e que reuniu cerca de 190 especialistas, de 29 países, do estudo da cerâmica romana. Uma das sessões tratou-se de um hands-on, onde foi dada a possibilidade de conhecerem cerâmica proveniente de Balsa, Lisboa e Tróia, pertencente às coleções do MNA. Para esta ocasião, foi ainda elaborada uma pequena mostra que lembra a passagem de Howard Comfort, fundador daquela associação, por Portugal, tendo mesmo visitado o MNA, e os primeiros Fautores portugueses, dos quais se destacam Bairrão Oleiro e Adília Alarcão.

 

 

 

Direção: António Carvalho | Edição: Carla Barroso | Textos: Equipa técnica do MNA, Foco Lunar, Pedro Barros
Imagens: equipa técnica do MNA; Arquivo de Documentação Fotográfica / Direcção-Geral do Património Cultural (ADF/DGPC); Câmara Municipal de Alter do Chão; Foco Lunar; Divisão de Documentação, Comunicação e Informática / Direcção-Geral do Património Cultural (DDCI/DGPC); Câmara Municipal de Mora
Vídeos: Câmara Municipal de Viana do Castelo; Projeto EMEE; Acción Cultural Española (AC/E)
 

Copyright © 2016 Museu Nacional de Arqueologia, Todos os direitos reservados.
Está a receber esta newsletter porque o seu endereço de e-mail se encontra nas nossas bases de dados

O nosso endereço:

Museu Nacional de Arqueologia

Praça do Império

Lisboa 1400-206

Portugal


Add us to your address book


 

Está a receber este boletim porque o seu endereço se encontra na nossa base de dados.

Não está interessado? Pode cancelar a subscrição.


Email Marketing Powered by MailChimp




Avast logo

Este e-mail foi verificado em termos de vírus pelo software antivírus Avast.
www.avast.com



Mensagem anterior por data: [Archport] Conferência Alto Tejo Português e Tejo Internacional - Convite Próxima mensagem por data: [Archport] Dias 26 a 28, no Museu da Farmácia, em Lisboa...
Mensagem anterior por assunto: [Archport] O MNA em Dezembro Próxima mensagem por assunto: [Archport] O Mosteiro de Tarouca, hoje, na RTP 2