Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: Exposição COA

Subject :   [Archport] FW: Exposição COA
From :   José Morais Arnaud <direccao@arqueologos.pt>
Date :   Fri, 2 Dec 2016 14:25:06 +0000

Caros Colegas,

 

Agradecemos a divulgação da seguinte informação:




 

 

A ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES  E A ARTE RUPESTRE DO  VALE DO CÔA

 

Assinalando-se no próximo dia 2 de Dezembro o 18º aniversário da classificação da Arte Rupestre Paleolítica do Vale do Côa como Património Mundial pela UNESCO, a Direção da Associação dos Arqueólogos Portugueses, uma das instituições que, há cerca de vinte anos, liderou a campanha a favor da sua salvaguarda, em colaboração com a Fundação Côa Parque,decidiu promover a realização no Museu Arqueológico do Carmo de uma exposição documental que tem por objectivo sensibilizar os numerosos visitantes nacionais e estrangeiros deste museu para a importância excepcional deste património, a qual será inaugurada no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 18horas.

Procura-se, assim, estabelecer uma “ponte” entre Lisboa e Foz Côa, como forma de estreitar os 400km que separam o mais antigo e o mais recente museu arqueológico do país, e levar o público em geral a visitar o Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, e a descobrir as mais antigas manifestações artísticas ao ar livre que se conhecem na Península Ibérica, algumas das quais têm mais de 22.000 anos, bem como o seu enquadramento paisagístico.

Com efeito, estas gravuras localizam-se numa zona de grande beleza natural que, embora tenha sofrido profundas alterações desde os tempos paleolíticos, constitui hoje um microclima de características mediterrânicas, onde se produzem alguns dos melhores vinhos da região duriense, bem como outros produtos de grande qualidade, como o azeite, o figo e a amêndoa.

Os vários núcleos de gravuras, devido à sua localização, só possam ser visitadas por pequenos grupos, em viaturas de todo o terreno, com guia e marcação prévia. Porém, o Museu do Côa está aberto todo o ano, proporcionando uma excelente introdução à Arte Rupestre Pré-Histórica, muito apoiada em meios audiovisuais, para quem não disponha da possibilidade de visitar nenhum dos núcleos de gravuras.

 

José Morais Arnaud

(Presidente da Direcção da

Associação dos Arqueólogos Portugueses)

 


Mensagem anterior por data: [Archport] Internacionalização do Projeto Molião Próxima mensagem por data: [Archport] Museu de Lamego associa-se ao VIII Festival de Turismo Gastronómico do Douro ? Património e Cultura
Mensagem anterior por assunto: [Archport] FORMAÇÕES CPGP | Introdução à Paleoornitologia - nova data Próxima mensagem por assunto: [Archport] Formações - Centro Português de Geo-História e Pré-História