Apraz-me informar o estabelecimento e instalação em Portugal de uma das mais prestigiadas associações americanas de arqueologia - AIA - Archaeological Institute of America.
No passado dia 6 de Janeiro na conferência anual, Maia Langley a actual Presidente para a Península Ibérica arqueológa em Portugal com trabalho e profissionalismo comprovados, fez aprovar a criação da Sociedade Ibérica.
É nestes moldes que nasce a Iberian AIA cujo objectivo é implantar, promover e desenvolver a investigação e estudo da arqueologia e disciplinas afins em Portugal e Espanha, bem como a divulgação, publicação de obras de carácter científico, a elaboração de palestras, conferências
e seminários, bem como de exposições.
Óbviamente que os objectivos da Iberian AIA não se ficam por este breve resumo, e é por esse motivo que os convido a consultar a página www.archaeological.org onde poderão obter um resumo detalhado das várias áreas abrangidas por esta associação. O página portuguesa está em fase de construção www.iberianaia.com e esperamos disponibilizá-la brevemente a todos os interessados. Os benefícios desta associação parecem-me ser da maior relevância para todos aqueles que se interessam e dedicam não só à arqueologia, como à egiptologia, à conservação e restauro, à história antiga, ou seja a um âmbito alargado do conhecimento histórico.
A afiliação na sociedade não é passiva nem
restritiva, abrange todos os níveis da comunidade (arqueólogos profissionais, amadores, professores, estudantes, ou meros interessados nestas temáticas), de todas as faixas etárias, num sistema de colaboração activa nas diversas actividades a desenvolver pela sociedade.
A Iberian AIA pretende ser um tecido cultural activo protagonizado por todos aqueles que pretendem envolver-se e empenhar-se no seu desenvolvimento e divulgação.
Nesta fase apresento-me como a responsável do recrutamento e gestão de associados para Portugal e Espanha.
Devo salientar que existe um desconto especial para os novos afiliados que se associem à Iberian AIA até 30 de Junho.