Lista archport

Mensagem

[Archport] Seminário de arqueologia

Subject :   [Archport] Seminário de arqueologia
From :   "Museu de Aljustrel" <museualjustrel@mail.telepac.pt>
Date :   Mon, 11 Jun 2007 11:58:17 +0100

Gostariamos que fosse dada divulgação ao Seminário de Arqueologia Prática:
 

SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGÍA PRÁTICA

 

VICERRECTORADO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA DE LA UNIVERSIDAD DE HUELVA

(SEMINARIO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA)

CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL

 

ALJUSTREL (PORTUGAL) - 15 a 28 DE JULHO DE 2007

 

3 CRÉDITOS DE LIVRE CONFIGURAÇÃO OU CERTIFICAÇÃO DE 50 HORAS

 

LIMITE DE LUGARES: 10

 

O Seminário de Arqueología Prática nasce do interesse da Facultad de Humanidades de la Universidad de Huelva e da Câmara Municipal de Aljustrel/Museu Municipal, com a intenção de incorporar novos conhecimentos sobre a Investigação do Património Histórico do Sudoeste da Península Ibérica. Pretende-se transmitir uma visão abrangente do património arqueológico, desde a prática de campo até aos recursos de aproveitamento turístico. A oferta de lugares destina-se a alunos universitários em geral.

                Os seus objectivos centram-se no seguinte:

                - Que o aluno conheça a riqueza patrimonial do Sudoeste Ibérico em todos os seus aspectos.

                - Que sirva de foro de debate sobre outras experiências na Andaluzia (Espanha) e no sul de Portugal, em que o património se converteu em factor de dinamização económica de áreas rurais com baixos níveis de industrialização.

                - Oferecer aos organismos que tutelam o património cultural, pautas de actuação e linhas orientadoras para a dinamização do Património como eixo do Turismo Cultural.

                - Favorecer a comunicação entre todos os agentes económicos implicados no desenvolvimento da região, oferecendo-lhes orientações para um aproveitamento integral do Património em consonância com a conservação dos seus valores históricos e naturais.

A assistência às sessões teóricas é obrigatória.

                As classificações do Seminário terão em conta o nível de aproveitamento conjunto nas sessões práticas e de assistência às sessões teóricas. O aluno que assim o desejar poderá entregar um trabalho sobre os temas relacionados com o Seminário. Estes trabalhos terão um tamanho máximo de 15 folhas A4. Os alunos que pretendam obter a classificação máxima terão que realizar este trabalho obrigatoriamente. A nota global final será o resultado da combinação do aproveitamento do trabalho teórico e do trabalho de campo. No final as entidades promotoras tornarão públicas as notas em cada uma das Universidades de proveniência dos alunos.

 

CALENDÁRIO DE ACTIVIDADES

                O Seminário irá articular-se em sessões práticas e teóricas entre 16 e 30 de Julho de 2007. As sessões práticas terão lugar no sítio arqueológico do Castelo de Aljustrel, um sítio com ocupação do Calcolítico, Medieval Islâmico e Baixa Idade Média, com restos de uma fortificação almoada em taipa (séc. XI). A escavação decorrerá em sessões diárias das 8.00 às 12.00 horas e será dirigida por Juan Aurélio Pérez Macias, professor da Universidade de Huelva, e Artur Martins, arqueólogo da Câmara Municipal de Aljustrel. Nas sessões da tarde que terão lugar entre as 17.00 e as 19.00 horas, os alunos participarão no tratamento das peças arqueológicas provenientes da escavação, incluindo lavagem, inventário e desenho. As sessões teóricas incluem comunicações sobre a História do sudoeste peninsular relacionada com a ocupação deste sítio arqueológico, sobre métodos e técnicas aplicadas à arqueologia e sobre a importância do Património no Turismo Cultural.

 

18 de Julho - 18-19,30 horas.

Prof. Dr. Juan Aurelio Pérez Macías

La minería en épocas antigua y medieval en el suroeste ibérico

 

20 de Julho - 18-19,30 horas

Dr. Artur Martins

Aljustrel, História de uma mina

 

23 de Julho - 18-19,30 horas.

Prof. Dr. Santiago Macías.

Cidades, aldeias e castelos: o sudoeste andaluz em época islâmica.

 

25 de Julho - 18-19,30 horas

Prof. Dr. Juan Luis Carriazo Rubio

La frontera del Guadiana en la Baja Edad Media.

 

27 de Julho 18-19.30 horas

Dr. Carlos Pedro

Património e Turismo Cultural

 

TAXA DE MATRÍCULA

                O valor da matrícula, ?100,00 euros, destina-se ao pagamento do alojamento e alimentação dos alunos, dos conferencistas e das taxas universitárias para execução e envio dos correspondentes certificados académicos.

               

- Inscrições e informações:

                Artur Martins

                Museu Municipal de Aljustrel

                museualjustrel@mail.telepac.pt


Mensagem anterior por data: [Archport] Curso Profissional de Assistente de Arqueólogo Próxima mensagem por data: [Archport] Convite congresso de aplicações informáticas à arqueologia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Seminário de Antropologia da Religião, em Maio, no IPT Próxima mensagem por assunto: [Archport] Seminário de Arqueologia em Vila Nova da Barquinha