Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa

Subject :   Re: [Archport] Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa
From :   "Alexandre Monteiro" <alexandre.monteiro@gmail.com>
Date :   Thu, 27 Sep 2007 13:14:11 +0100

Já não era sem tempo, tendo em conta a destruição intencional e deliberada (e documentada) levada a cabo neste sítio de há umas décadas para cá.
 
Já agora, poderiam aproveitar e fazer alguma geofísica na parte imersa.... seria interessante confirmar-se a existência ou não das estruturas portuárias suspeitadas e, quiçá (o que seria a cereja no topo do bolo) descobrir-se até os primeiros restos de navios romanos a serem encontrados das colunas de Hércules para cá..

 
Em 27/09/07, José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt> escreveu:
----- Original Message -----
From: Pedro Barros  
Sent: Wednesday, September 26, 2007 9:00 PM
Subject: Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa

 

 

Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa

 

 

A autarquia de Tavira vai efectuar sondagens arqueológicas na Quinta da Torre d´Ares (Luz de Tavira). O objectivo é aprofundar o conhecimento sobre a antiga cidade romana de Balsa.

As sondagens vão ter início ainda este ano. Não serão sondagens destrutivas, garante fonte da edilidade, sublinhando que os trabalhos "contam com a permissão dos proprietários dos terrenos".

As sondagens baseiam-se na aplicação de métodos geofísicos à arqueologia, consistindo na leitura do subsolo sem ter de recorrer a escavações. Como se de uma ecografia se tratasse.

Estes métodos permitem visualizar estruturas enterradas o que possibilita saber o que se encontra preservado da antiga Balsa, sem interferir com as culturas plantadas no local.

"Trata-se de um passo importante no esforço que a autarquia tem vindo a promover para a descoberta daquela que é considerada a capital do Algarve Oriental da Época Romana", salienta a autarquia.

Balsa, nome de uma antiga cidade romana extinta há muitos séculos, fica situada numa zona do Parque Natural da Ria Formosa, entre Luz de Tavira, a Ria Formosa e Pedras d'el Rei.

Foi uma das cidades mais extensas da província da Lusitânia. Redescoberta em 1866, a autarquia de pretende que perca, progressivamente, o estatuto de cidade misteriosa e desconhecida.

 

JV/RS
12:44 quarta-feira, 26 setembro 2007

 


_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



Mensagem anterior por data: [Archport] Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa Próxima mensagem por data: [Archport] concurso
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Câmara de Tavira quer desmistificar Balsa