Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Notícia PÚBLICO - Última Hora

To :   "Graça" <fcsilva@ptmat.fc.ul.pt>
Subject :   Re: [Archport] Notícia PÚBLICO - Última Hora
From :   "Alexandre Monteiro" <alexandre.monteiro@gmail.com>
Date :   Wed, 10 Oct 2007 20:24:41 +0100

Bom, estando as moedas num saco em serapilheira, das duas, uma:
 
1) ou a serapilheira sobreviveu miraculosamente e é um têxtil do século IV;
 
2) ou se deduz que a mesma serapilheira será bem nossa contemporânea, logo afirmar-se jornalisticamente que essas moedas constituem um "tesouro romano do século IV" é fazer um grande exercício de fé.... não poderão essas moedas todas provir de diferentes contextos, de diferentes cronologias, resultado, quiçá, da actividade recolectora de um pilhador armado com um detector de metais?
 
Aguardemos pela notícia mais detalhada para satisfazer a curiosidade.
 
 
 
 

 
Em 10/10/07, Graça <fcsilva@ptmat.fc.ul.pt > escreveu:

Arqueologia
Descoberto em Mêda tesouro romano do século IV
2007-10-10 14:48:00 Lusa

Um tesouro romano do século IV, com 4526 moedas de cobre e bronze, foi encontrado no sítio arqueológico do Vale do Mouro, Coriscada, concelho de Meda, no âmbito de uma campanha a decorrer desde Julho, informou hoje o arqueólogo responsável.

As moedas estavam dentro de um saco de serapilheira, escondido numa parede, "juntamente com objectos de ferro. Provavelmente, a casa teria pertencido a um ferreiro", disse António Sá Coixão.

O achado foi feito na quinta-feira passada, no último dia daquela campanha arqueológica. "Estava no local com dois homens, já a elaborar os desenhos finais, mas mandei fazer uma sondagem", contou o arqueólogo.

"Os homens começaram a abrir uma vala e um deles chamou-me a atenção, dizendo que estavam lá umas paredes. Foi nessa ocasião que encontrámos as moedas escondidas".

Quem escondeu as moedas executou "um alinhamento de pedras, colocou as moedas no interior de um saco de serapilheira, deitou uma camada de terra e, por cima, disfarçou com ferragens diversas (uma foice, uma picareta, argolas para lareira, duas chaves, etc) e mais terra, para as pessoas pensarem que era uma tulha de ferreiro".

António Sá Coixão está surpreendido com o achado, nomeadamente com o número "invulgar" de moedas. Este arqueólogo diz que o espólio tem "um valor muito grande", tendo em conta a futura musealização do sítio arqueológico e a criação de um museu onde todo o material ali encontrado será mostrado aos visitantes.

Agora, as moedas serão limpas e inventariadas por um grupo de especialistas. "Não podem ficar fechadas num cofre. Têm de ser preservadas".

Na campanha arqueológica deste ano participaram cerca de 50 arqueólogos, técnicos e alunos de arqueologia de Universidades do Porto, Polónia, Sérvia, Jugoslávia, Itália e Espanha. As escavações no sítio do Vale do Mouro serão retomadas em Julho de 2008, no âmbito de um projecto apoiado pelo Instituto Português de Arqueologia, Câmara Municipal de Mêda, Junta de Freguesia e Centro Sócio-Cultural da Coriscada.
 

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport



Mensagem anterior por data: [Archport] Notícia PÚBLICO - Última Hora Próxima mensagem por data: [Archport] Ancient Roman Coins Found in Portugal
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Notícia PÚBLICO - Última Hora Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Notícia PÚBLICO - Última Hora