Lista archport

Mensagem

[Archport] A língua inglesa versus língua portuguesa

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] A língua inglesa versus língua portuguesa
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Sun, 11 Nov 2007 19:41:00 -0000

    Meu caro António Pereira
 
    Paulo Morgado já teve ensejo de bem explicitar como a Arqueologia convive, hoje e cada vez mais, com disciplinas suas afins.
    Como administrador, gostaria, porém, de comentar o que refere acerca do uso da língua inglesa. Saberá que sou incondicional defensor do Português, a 5ª língua europeia mais falada no mundo - pois se não somos nós a defendê-la, quem a defenderá?
    Compreendo que, ao ligar para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, me seja pedido que marque 1 se quiser ser atendido em Português, pois se trata de uma entidade (inter)nacional. Sinceramente, preferia não ter de fazê-lo; e também preferia que, nos relatórios para aquele organismo, se uma língua houvera obrigatória ela fosse o Português e não o Inglês, como agora...
    E é sempre uma consolação verificar que, cada vez mais, se falarmos em Português silabando bem, os nossos interlocutores em congressos internacionais nos compreendem; ou que, como nos pode acontecer em Toulouse, verificar que o indicativo da sala de embarque no aeroporto tem embarquement, boarding e... embarcando! E que, ali, allées se diz andadas e rue, carriera. Não, não é português mas quase: trata-se da língua d'oc - que com o português mais se parece do que com o inglês.
    Sucede, porém, que - no que concerne à archport - a nossa lista tem já uma vertente internacional importante e há iniciativas que se preconiza terem também participantes estrangeiros, não só para aprendermos com eles mas também para que lá fora se conheça o que por cá - e muito bem - se vai investigando. Essa, a razão pela qual o Inglês está também a ser usado como língua veicular. Saberá também que, por iniciativa do Prof. Vítor de Oliveira Jorge, indefectível defensor da língua inglesa, se publica em Portugal, desde há alguns anos a esta parte, o Journal of Iberian Archaeology; e que os centros de investigação estão a ser avaliados por equipas internacionais, onde o Inglês é a língua oficial.
    Sinais dos tempos, Amigo! O que não significa que não continuemos a lutar por que se escreva boletim em vez de newsletter, fim-de-semana em vez de week-end, 'convite à participação' em vez de call of papers...
 
                Mui cordialmente
 
                                                    J. d'Encarnação
 
.......................
 
----- Original Message -----
To: "Nova Entrada" <archport@ci.uc.pt>
Sent: Thursday, November 08, 2007 11:03 AM
Subject: [Archport] (sem assunto)

Uma coisa acho mal, se querem a divulgação da arqueologia portuguesa, porque escrevem mensagens em inglês, e porque convidam estrangeiros para falar em portugal.
Outra coisa, se o archport é de arqueologia, porque é que se aceita a noticia de eventos de "paleontologia"

Mensagem anterior por data: [Archport] Seminário sobreReabilitação Urbana em Coimbra a 29 e 30 de Novembro Próxima mensagem por data: [Archport] Tavira quer saber «onde estão os monumentos de Balsa»
Mensagem anterior por assunto: [Archport] (sem assunto) Próxima mensagem por assunto: [Archport] (sem assunto)