Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Homenagem ao Sérgio Pereira

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Homenagem ao Sérgio Pereira
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 26 Feb 2008 10:59:11 -0000


    Hesitei em comentar esta mensagem, até porque estou a co-orientar a dissertação de mestrado do Sérgio, cuja formação em Arqueologia também acompanhei de perto, pois foi estudante no Instituto de Arqueologia de Coimbra. Conheço, pois, o que significam estas palavras.
    Optei, porém, por me pronunciar no aplauso e na partilha desta «homenagem» escrita, pois se me afigura que - num 'mundo' em que estão a contar quase exclusivamente os números, as estatísticas, a vertente economicista, e se esquece que também o factor económico só progride se as pessoas progredirem e se para com as pessoas houver atenção - o gesto do Luís e da Eunice é de muito louvar.
 
                                                J. d'E.
............................
   
----- Original Message -----
Sent: Monday, February 25, 2008 8:09 PM
Subject: [Archport] Homenagem ao Sérgio Pereira


   Para quem não sabe o Sérgio Pereira foi o Arqueólogo responsável pela maior parte do trabalho realizado na cidade romana da Ammaia nos últimos 9 anos. Apesar de por vezes ter ordenados em atraso (chegando a estar 6 meses sem receber 1 cêntimo) nunca abandonou o projecto. Orientou e esteve presente nos trabalhos arqueológicos que se desenrolam ao longo de todo o ano, organizou campos de trabalho que levaram centenas de pessoas à Ammaia, realizou visitas guiadas aos fins de semana, montou o museu que permite conhecer o espólio da cidade romana, publicou artigos científicos, lutando sempre por uma maior divulgação dos trabalhos realizados e pela publicação de uma monografia sobre a Ammaia. Em São Salvador da Aramenha (perto de Marvão e a 4 horas de Lisboa), sem fundos, todo o ano, com temperaturas dos  -4 aos 45 graus e uma equipa diminuta (da qual temos que destacar a D. Joaquina, a D. Mariana e a D. Ângela, senhoras incansáveis) e sem certezas de futuro, o Sérgio foi responsável pelo trabalho arqueológico diário, não deixando morrer este projecto e trazendo à luz do dia a cidade romana de Ammaia.

PARABÉNS SÉRGIO

Luís Faria e Eunice Gomes    


Mensagem anterior por data: [Archport] Arqueólogo para Cuba Próxima mensagem por data: [Archport] Marcação de objectos, no dia 4
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Homenagem ao Sérgio Pereira Próxima mensagem por assunto: [Archport] I.º Congreso Internacional: As Aves na História Natural, na Pré-História e na História | setembro 2015