Novo Núcleo Museológico - Rota da CalAbre amanhã ao público o novo espaço museológico - Rota da Cal, localizado no Sítio do Barrinho, Lameiros, Freguesia de São Vicente, Ilha da Madeira.
O Núcleo Museológico da Rota da Cal, apresenta-se com uma variedade de interesses, quer do ponto de vista do património natural quer do ponto de vista do património construído e cultural. O núcleo engloba uma área aproximada de 12 000 m2 onde, a par de toda a beleza paisagística local, se encontram duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal e outros imóveis de apoio à produção, nomeadamente palheiros, poios e levadas, elementos bastante característicos da paisagem madeirense.
O espaço museológico tem a oferecer ao visitante uma diversidade de patrimónios, que se revelam nos três núcleos temáticos em exposição: 1. Os valores Naturais; 2. O Património Rural; 3. A Produção e a Comercialização da Cal.
No percurso da visita ao museu, é possível descobrir e presenciar bens de excepcional interesse histórico, natural e cultural, alguns dos quais únicos na Ilha da Madeira. É o caso das pedreiras integradas no afloramento de calcários marinhos e fossilíferos, com mais de 5 milhões de anos. Ao nível do património arquitectónico salientam-se a musealização da Casa e do Forno da Cal - a funcionar como centro interpretativo.
A coordenação do projecto museológico esteve a cargo do arqueólogo Élvio Sousa que, também, dirigiu em 2004/2005 os trabalhos arqueológicos no Forno da Cal (encontrando-se estruturas arquitectónicas significativas e anteriores à construção do forno actualmente recuperado).
A coordenação do CEAM
rota da cal.pdf
Description: Adobe PDF document
Mensagem anterior por data: [Archport] Conferência na Sociedade de Geografia | Próxima mensagem por data: [Archport] Descoberta no Peru praça com 5500 anos |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] NOVO MESTRADO - PORTUGAL ISLÂMICO E O MEDITERRÂNEO | Próxima mensagem por assunto: [Archport] O animal pré- histórico inédito |