Descoberta nova espécie de pigmeus
Cientistas sul-africanos descobriram recentemente novos esqueletos de hominídeos na ilha de Palau, um pequeno país do Oceano Pacífico, a leste das Filipinas. A nova espécie, de estatura baixa- mais baixa até de que os pigmeus da floresta africana- pode estar relacionada com a descoberta efectuada em 2003 na Ilha das Flores (Indonésia, mais a sul), que se pensa terem fabricado utensílios complexos, o que os aproxima do Homo sapiens contemporâneo.
Os esqueletos de pelo menos 25 indivíduos foram descobertos pela equipa liderada por Lee Berger , da Universidade de Witwatersraund, em Joanesburgo, e datam de há entre 900 e 2800 anos. Os detalhes da nova descoberta foram ontem publicados pela revista Public Library of Science. ? As ilhas rochosas de Palau guardam numerosas grutas e refúgios, contendo muitos restos humanos fossilizados?, acentua o artigo da revista. ?Descobrimos pelo menos dez lugares em que eram sepultados estes hominídeos? , asseveram os autores.
A teoria, ainda em tese, diz que os ?humanos? de Palau e Flores cresceriam menos por serem ilhéus. Os Homens adultos pesavam cerca de 43 quilos e as mulheres não passavam dos 29 quilos. As cabeças são bastantes pequenas e os corpos têm uma feição primitiva.
Aconselho a ver o sítio:
http://web.wits.ac.za/NewsRoom/NewsItems/palau.htm
Ana Maria
Mensagem anterior por data: [Archport] FW: Arte do Ataque e da Defesa | Próxima mensagem por data: [Archport] A Arqueologia em Revista - Faro |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Descoberta no Peru praça com 5500 anos | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Descoberta nova mesquita do século XII no Algarve |