Lista archport

Mensagem

[Archport] Escavação villa Ferreira do Alentejo - 8ª Campanha

Subject :   [Archport] Escavação villa Ferreira do Alentejo - 8ª Campanha
From :   "sara ramos" <esteva.branca@gmail.com>
Date :   Wed, 18 Jun 2008 14:50:22 +0100

Vimos por este meio divulgar que estão abertas as pré-inscrições para a escavação da villa do Monte da Chaminé, em Ferreira do Alentejo. Para todos os que queiram participar basta inscreverem-se para este mail ou para o número abaixo referido.
cumprimentos
Sara Ramos
Museu Municipal de Ferreira do Alentejo

 
 Informações gerais:

ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA: VILLA ROMANA DO MONTE DA CHAMINÉ – FERREIRA DO ALENTEJO

Organização: Museu Municipal de Ferreira do Alentejo
Direcção: Clementino Amaro, Maria João Pina e Sara Ramos

Datas: Entre dia 18 de Agosto e 12 de Setembro de 2008

1º turno: de 18 a 29 Agosto (10 dias)

2º turno: de 1 a 12 de Setembro (10 dias)


Condições: Alimentação e estadia.

Será passado certificado de participação.

Inscrições limitadas.
 
Data limite da pré-inscrição: 14 Julho de 2008


Contactos:

Tel.: 284 738 860

email: esteva.branca@gmail.com

Breve descrição do sítio:  
  Entre os anos de 1981 e 1988 realizaram-se 6 campanhas arqueológicas na Herdade do Monte da Chaminé, pertença da Santa Casa da Misericórdia de Ferreira do Alentejo. Em 2007 retomaram-se os trabalhos de escavação desta importante villa. Na sequência dos trabalhos arqueológicos pôs-se em evidência um conjunto de estruturas que correspondem, na sua maioria, à zona residencial de uma villa romana. Anexo a uma das alas residenciais escavou-se já parte do que tudo indica tratar-se de estruturas associadas a um lagar de azeite, presumivelmente construído na fase do Baixo Império. A villa está organizada à volta de um grande peristilo, que por sua vez integra um jardim central.
Durante a campanha de 2007 identificou-se ainda uma inumação, acompanhada por uma vieira, fragmentos de uma panela e uma vasta mancha de cinzas. Identificou-se esta inumação como pertencente a um peregrino de Santiago, datável dos Séculos XII ou XIII. Esta identificação foi confirmada pelo estudo antropológico, onde se identificaram patologias ósseas compatíveis com esta teoria.
Para mais informações sobre a 7ª Campanha (2007) podem ler a notícia publicada na Almadan online (adenda electrónica nº15).
 

Mensagem anterior por data: [Archport] SEMINÁRIOS: A Antropologia em actuações profissionais (APA/ICS) Próxima mensagem por data: [Archport] JIA 2008
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Escavação villa Ferreira do Alentejo Próxima mensagem por assunto: [Archport] Escavação villa Ferreira do Alentejo - 8ª Campanha