[Archport] Universidade de Coimbra e Google celebram acordo
Title: Universidade de Coimbra e Google celebram
acordo
Quinta-feira, 10 de Julho de 2008
Universidade
de Coimbra e Google celebram acordo
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra torna-se na primeira
biblioteca portuguesa a juntar-se ao Google Pesquisa de Livros
(Informação recebida da Universidade de Coimbra e do Google)
Coimbra, 10 Julho 2008 - A Biblioteca Geral de Universidade de Coimbra
junta-se a partir de hoje ao Google Pesquisa de Livros para
disponibilizar 'on-line' centenas de livros e revistas
académicos. Pelo meio-dia, na Biblioteca Joanina, o Senhor Reitor da
Universidade e o responsável pela Google em Portugal formalizam e
anunciam o Acordo ("Agreement") estabelecido no âmbito do Google
Partner Program [acto adiado por conveniência de agenda].
Monografias, separatas e publicações periódicas de grande
interesse histórico-cultural e grande prestígio como os "Acta
Universitatis Conimbrigensis" e a "Revista da Universidade de
Coimbra" vão agora estar acessíveis 'on-line' através do
Google Pesquisa de Livros, uma ferramenta que permite a pesquisa da
totalidade dos livros armazenados na base de dados digital da Google.
Em cada resultado da pesquisa no Google Pesquisa de Livros, um
interface fácil permite ao utilizador não só consultar diversas
páginas do livro como ter "links" para a página da editora e
lojas virtuais de venda de publicações.
Este é um momento importante para as bibliotecas e para o sector
livreiro português, sendo um primeiro passo de outros que se
pretendem ainda maiores para levar literatura em língua portuguesa
aos utilizadores da Internet em qualquer parte do mundo.
Afirma Carlos Fiolhais, Director da Universidade de Coimbra: "A
Biblioteca Geral de Universidade de Coimbra está muito satisfeita em
juntar-se ao Google Pesquisa de Livros, uma plataforma 'on-line'
que permitirá uma maior exposição dos nossos livros e revistas a
utilizadores do todo o mundo. Acreditamos que esta plataforma da
Google permitirá apresentar os nossos livros a públicos a que até
agora não tínhamos acesso. Embora isso não seja o mais
relevante, esperamos que esta parceria possa também representar um
acréscimo nas vendas. Esperamos sobretudo aumentar o impacte
cultural da Biblioteca e da Universidade. É com grande
satisfação que participamos no esforço da Google para reunir o
conhecimento global e torná-lo mais acessível a todos e queremos
no futuro colaborar ainda mais".
Por outro lado, explica, Luis Collado, responsável pelas parcerias
estratégicas da Google em Portugal: "A parceria com a
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra representa um importante
passo para o Google Pesquisa de Livros em Portugal. É uma honra para
a Google poder trabalhar com a mais antiga Universidade portuguesa
permitindo o acesso a mais livros em português aos utilizadores
portugueses e de todo o mundo".
Para mais informações sobre o Google Pesquisa de Livros:
books.google.pt
Sobre a Biblioteca Geral de Universidade de Coimbra
A sua origem remonta pelo menos a 1512, sendo um dos seus marcos a
construção em 1717 da Biblioteca Joanina, uma jóia do barroco
mundial. Alberga alguns dos maiores tesouros da bibliografia
portuguesa e mundial. Com mais de um milhão de volumes, é a
segunda Biblioteca do país e a primeira biblioteca
universitária.
Sobre Google Pesquisa de Livros
O Google Pesquisa de Livros permite aos editores promoverem os seus
livros no Google e aos leitores tomarem conhecimento dos respectivos
conteúdos. O Google digitaliza os títulos das editoras envolvidos
no acordo, permitindo aos utilizadores a consulta dos livros que
tenham correspondência com os tópicos de pesquisa dos
utilizadores. Quando um utilizador efectua uma pesquisa, é levado
para uma página de Internet onde consta uma imagem digitalizada de
uma página relevante do livro.
Cada página contém ainda links que permitem aos utilizadores a
compra do livro através de lojas virtuais. Nas pesquisas, os
utilizadores poderão também visualizar anúncios do Google
Adwords devidamente escolhidos. Os editores receberão uma parcela
das receitas geradas a partir dos anúncios exibidos.
(De Rerum
Natura)