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[Archport] Candidaturas para Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

To :   "archport" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Candidaturas para Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 17 Jul 2008 10:40:53 +0100


----- Original Message -----
Sent: Wednesday, July 16, 2008 11:56 PM
Subject: Candidaturas para Pós-Graduação em Arqueologia Subaquática

 

Abertas pré-inscrições

 

 

Mais informações em http://portal.ipt.pt/portal/portal/posgradArqSub

 

 

Informações gerais do curso

 

Objectivos:

 

O Curso de Pós-graduação em Arqueologia Subaquática encontra-se estruturado em módulos que permitem dar uma formação generalizada e complementar sobre métodos e técnicas aplicadas à arqueologia e ao património subaquático. Neste sentido, visa preparar os formandos para a abordagem de problemas de gestão, análise e conservação do património histórico subaquático.

 

São objectivos centrais do Curso de Pós-Graduação em Arqueologia subaquática

 

Ø       Aprofundar os conhecimentos, na área da Arqueologia, especializando as competências dos licenciados no exercício da actividade profissional em meio aquático;

Ø       Identificar problemas e soluções associados à exploração cientifico-turística do património subaquático, com vista à rentabilização, promoção e desenvolvimento regional;

Ø       Estabelecer processos para uma gestão sustentável do meio, minimizando os impactos negativos sobre o ambiente ou o património cultural;

Ø       Identificar e caracterizar sítios e contextos arqueológicos, no seu quadro ambiental e cultural, contribuindo para o inventário detalhado dos recursos arqueológicos nacionais e internacionais;

Ø       Formar recursos humanos qualificados, relacionados com o meio aquático, contribuindo para uma exploração da costa e das vias fluviais mais eficaz, integrando-as no plano de ordenamento do território e rentabilizando os seus recursos.

Ø       Identificar recursos arqueológicos e integrá-los em programas de ordenamento do território de modo a captar investimentos, com a consequente criação de postos de trabalho e fixação de populações a nível local e regional;

 

Condições de Acesso:

 

Licenciados em Arqueologia, História, Antropologia, Biologia, Geologia e outras licenciaturas das áreas de Ciências Humanas, da Terra e da Vida.

Candidatos de outras áreas científicas poderão ser aceites após análise curricular e aprovação da comissão científica.

 

Os finalistas de Licenciatura, que ainda não tenham terminado o curso, poderão candidatar-se condicionalmente.

 

 

 

Processo de aprendizagem à distancia

Atendendo às inumeras dificuldades da efectiva presença dos alunos na sala de aula, a pós-graduação em arqueologia subaquática aposta numa aprendizagem à distancia, através do e-Learning, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar.

Neste sentido, alunos do Brasil, Espanha, países lusofonos ou outros poderão desenvolver parte da pós-graduação no seu país residencial.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno. Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa lectivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas lectivas, entre outras possibilidades. É um processo personalizado que permite uma flexibilide temporal e espacial, indo de acordo aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como se desenrola o processo?

  1. Nas salas estará um computador com acesso à plataforma e com uma webcamera.
  2. No inicio da aula a webcamera e a plataforma são activadas e a aula é transmitida on-line.
  3. O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma (esta palavra passe ser-lhe-à dada quando fizer a sua inscrição e pagar a 1ª tranche e reformulada, na altura da 2ª tranche (na UAL).
  4. O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma, com a visualização dos seus alunos e quais os que estão presentes na aula. O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem (e-Learning). O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador..
  5. O aluno só precisa de ter acesso à internet, à palavra passe de acesso à plataforma e som. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.
  6. Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, powerpoints das aulas, os testes, etc..
  7. Os testes poderão ser de respostas múltiplas (tipo americano) ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.
  8. Ao aluno será dado 3 tentativas para cada teste, a 1ª será chamada de frequência, a 2ª de exame e a 3ª de exame de recurso.
  9. No final de cada tentativa o aluno saberá a sua nota e se deve ou não fazer o exame. Na aprovação no teste e restando-lhe alguma tentativa poderá fazer melhoria.
  10. De forma interdisciplinar será solicitado ao aluno a elaboração de dois trabalhos escritos, em forma de artigo, a enviar em data a estipular aos coordenadores dos cursos ou a quem lhes for indicado.
  11. O sistema presencial efectivo dos alunos só será exigido nas aulas práticas e em alguns módulos opcionais.
  12. As aulas práticas em mar, das disciplinas obrigatórias, decorrerão no final do ano, em regime intensivo, onde os alunosdiáriamente, para além da elaboração dos trabalhos práticos, realizarão actas diárias dos trabalhos de campo e o relatório final da intervenção.
  13. Ao longo dos semestres está prevista a realização de um conjunto de seminários de vários investigadores de renome internacional, sobre temas mais concretos da arqueologia subaquática. A presença nestes seminários corresponderá à associação de créditos à formação curricular do aluno, até ao limite de 9 créditos

Os alunos que optarem por ensino à distância deverão dirigir requerimento aos coordenadores Doutora Alexandra Figueiredo e Doutor Adolfo Silveira e enviar para (alexfiga@ipt.pt) solicitando acesso à plataforma e explicando os motivos. Só serão aceites os alunos com motivos devidamente justificáveis.

 

 

Progressão para Mestrado

 

Os alunos que, após a conclusão da pós-graduação em arqueologia subaquática, quiserem prosseguir para o mestrado poderão fazê-lo.

Para o facto deverão dirigir requerimento de admissão ao curso, com um pedido de equivalências à pós-graduação em arqueologia subaquática e carta dirigida ao Director do Mestrado (Prof. Doutor Luiz Oosterbeek), fundamentando o interesse no curso e a área de especialização pretendida (os interessados em preparar dissertação de Mestrado poderão indicar um tema eventual), anexando Curriculum Vitae, fotocópia de certificado de habilitações e boletim de candidatura. Os candidatos que pretendam fazer a tese em arqueologia subaquática poderão obter equivalência até 60 ECTS (primeiro ano), ingressando directamente no 2º ano.
As candidaturas deverão ser enviadas dentro dos prazos estipulados.

 

Departamento de Território, Arqueologia e Património
Escola Superior de Tecnologia de Tomar
Av. Cândido Madureira nº 13, 2300-531 Tomar
Tel. 249 346 363; Fax. 249 346 366; Email:
catarina.freire@ipt.pt

 

Áreas fundamentais de formação: 

Arqueologia Pré-Histórica * Arte Rupestre * Tecnologia Lítica (Tecnologia, Tipologia, Experimentação, Traceologia)

Arqueologia Latino-Americana (NOVA ESPECIALIDADE, A PARTIR DE 2008/09, com a colaboração da Universidade de S. Paulo) * Aplicações Informáticas à Arqueologia * Geo-Arqueologia`* Arqueometria * Arqueo-botânica * Zoo-arqueologia * Arqueologia Sub-Aquática (NOVA ESPECIALIDADE)

Gestão de Qualidade do Património (Colaboração do programa HERITY)

 

Estrutura do Mestrado: Nesta fase para além da dissertação, que corresponderá a 40 créditos, o aluno deverá apresentar e desenvolver outras actividades autónomas ou de projecto de campo ou laboratório, em que pelo menos some mais 20 créditos, obtendo assim o total de 120 créditos (1º ano de pós-graduação + 2º ano de mestrado) e o grau de mestre.


Valor da propina: 1000,00 Euros + 150,00 Euros de inscrição e valor do seguro escolar. No caso dos alunos que obtenham equivalência a 60 créditos ECTS, (número necessário para aprovação na pós-graduação) poderá ser concedida, mediante requerimento, uma redução da propina no montante máximo de 500,00 €.


Áreas de intervenção
: O amplo espectro de temáticas abordadas no âmbito deste mestrado confere aos detentores do título múltiplas áreas de intervenção, de acordo com a formação teórica e em especial com o trabalho de investigação da dissertação, nomeadamente:

1 - Identificação, inventariação, caracterização, exploração e gestão sustentada de recursos arqueológicos

2 - Identificação e caracterização de locais de interesse arqueológico e paisagístico, com avaliação do seu potencial científico, didáctico, patrimonial e cultural

3 - Desenvolvimento de roteiros arqueo-turísticos

Critérios de selecção e seriação

A selecção dos candidatos será efectuada pela Comissão Directiva do Mestrado, que submeterá à aprovação da Comissão Permanente do Conselho Científico, tendo por base os seguintes critérios:

Ø      classificação da licenciatura e de outros graus obtidos pelo candidato.

Ø      curriculum académico, científico e técnico;

Ø      experiência profissional;

Ø      razões apontadas para a frequência do Curso/Disciplinas;

Os candidatos podem ser submetidos a entrevista, sempre que a Comissão Directiva do Curso assim o entenda.

Continuidade de estudos: Os formandos no âmbito do Mestrado poderão prosseguir os estudos para o Doutoramento em “Quaternário, Materiais e Culturas”.

 

 


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