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[Archport] IC 17 CRIL Sublanço Buraca - Pontinha - Acompanhamento do Património Cultural no âmbito da Obra

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IC 17 CRIL Sublanço Buraca - Pontinha - Acompanhamento do Património Cultural no âmbito da Obra
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 24 Jul 2008 17:14:08 +0100

Title: cril-segura
    Por sugestão minha, a que o autor prontamente acedeu, a sua mensagem (pessoal) vai ser divulgada na íntegra; e fica, desde já, prevista a sugerida visita para depois das férias, para grupos pequenos, em moldes a definir, abertos a todos os interessados.
   
                                                                                J. d'E.
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----- Original Message -----

Sent: Thursday, July 24, 2008 4:27 PM

Subject: IC 17 CRIL Sublanço Buraca - Pontinha - Acompanhamento do Património Cultural no âmbito da Obra

 

Caro Prof. Dr. José d? Encarnação:

 

Perante o texto que o Sr. Jorge Alves lhe remeteu, aludindo à forma como a Estradas de Portugal (EP) oculta as questões relacionadas com a preservação do Aqueduto das Águas Livres, bem como de todas as estruturas que lhe estão associadas, em meu nome e da equipa que procede ao acompanhamento da obra, tendo em vista a implementação das medidas necessárias à mitigação dos impactes que se possam fazer sentir no âmbito do património cultural, não posso deixar de efectuar os seguintes comentários:

 

  1. O projecto da CRIL, actualmente em execução, tem por base a preservação do Aqueduto das Águas Livres e do Aqueduto das Francesas, uma vez que os intercepta na zona da Buraca;
  2. Deste modo, para que os imóveis pudessem ser preservados, foi concebido o designado Túnel da Buraca, ficando os referidos aquedutos suspensos na parte superior do túnel, inseridos numa estrutura de betão.
  3. Nas imediações destes monumentos, foi colocada a hipótese de se localizar o aqueduto romano, que abasteceria de água a antiga cidade de Olisipo.
  4. Este aspecto levou à elaboração de um programa de sondagens arqueológicas, tendentes à detecção do referido aqueduto romano.
  5. O aqueduto romano não foi identificado, mas, em seu lugar, detectou-se uma outra estrutura, que se desenvolve paralelamente ao Aqueduto das Águas Livres, mas a uma cota inferior a este. Esta estrutura desconhecida à data da elaboração do projecto da CRIL, constitui-se na continuidade do que foi designado, nos estudos que antecederam a obra, por Aqueduto Subsidiário, o qual tinha por finalidade o encaminhamento de águas para o Chafariz da Buraca, para abastecimento das populações.
  6. Assim, na concepção do Túnel da Buraca, entre outros aspectos, foi definido por questões de segurança, relacionadas com a inclinação da plataforma viária, que o Aqueduto Subsidiário seria interceptado, medida que inevitavelmente se estendeu ao troço descoberto no decorrer das já referidas sondagens arqueológicas. Às estruturas em causa foi aplicada a preservação através da técnica do registo científico.
  7. Importa tornar claro que a obra da CRIL é uma obra complexa, motivo que leva a que estejam diversas equipas multidisciplinares, constituídas por Arqueólogos, Técnicos de Restauro, Engenheiros de Estruturas e Arquitectos, entre outros, a trabalharem em sintonia, com a finalidade de implementarem as medidas minimizadoras, em tempo útil definidas nos estudos que antecederam a obra e aprovadas pelo IGESPAR.
  8. Queremos frisar que de todos os trabalhos realizados são produzidos relatórios de progresso mensais, remetidos ao IGESPAR para parecer, dispondo o referido instituto de uma comissão de acompanhamento, especialmente afecta aos trabalhos do lanço da CRIL em questão.

 

Prof. Dr. José d? Encarnação; tendo em atenção o anteriormente referido, entendendo que esta obra se reveste de especial interesse, pelas características técnicas que permitirão a preservação de um dos mais emblemáticos monumentos nacionais, e que não é fácil aqui expor todas as medidas adoptadas em prol da defesa do património cultural que fazem parte integrante da empreitada, quero, em nome da Estradas de Portugal e da equipa que se encontra em obra, publicamente convidá-lo para, efectuarmos uma visita ao lanço da CRIL em execução. A visita em causa será assim vocacionada para a apresentação e exposição das questões que permitem a compatibilização de uma infra-estrutura rodoviária com elementos relevantes do património arquitectónico nacional, sendo como prazer que lhe responderemos a todas as questões que nos forem colocadas.

O presente convite é estende-se a todos os seus colegas que o queiram acompanhar.  

 

Com os meus cumprimentos,

 

Carlos Ramos


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