Hoje no Jornal Público
O Bloco de Esquerda (BE) pediu esclarecimentos ao Governo sobre as alegadas incompatibilidades de responsáveis das Estradas de Portugal (EP), perguntando ao ministro das Obras Públicas qual o prazo para o final do inquérito interno que a empresa ordenou.
Num requerimento assinado pela deputada Helena Pinto, o BE lembra a notícia divulgada pelo PÚBLICO no sábado que aponta alegadas ligações de responsáveis da EP a empresas que elaboram estudos nas áreas do ambiente e arqueologia. Na pergunta escrita dirigida ao ministro Mário Lino, o BE lembra que tais notícias "revelam que podem estar a acontecer situações em clara violação da lei, o que pode inclusive vir a colocar muitas dúvidas em relação a adjudicações para obras já realizadas ou a realizar".
O BE sublinha que a própria administração da EP, embora afirmando que desconhece as situações, "admite que já em Fevereiro deste ano sentiu a necessidade de clarificar as regras de 'acumulação' e a 'incompatibilidade de prestação de serviços ou de qualquer outra colaboração a clientes e fornecedores da EP'".