Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: A16

To :   "Archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] FW: A16
From :   "Joao Paulo Pereira" <Joaop@inag.pt>
Date :   Mon, 13 Oct 2008 10:08:06 +0100

Isso depende dos casos.

Fiz um trabalho que começou em 94, salvo erro, e acabei-o este ano e sabes porquê? Para desviar os traçados de modo a que o património arqueológico e construído fosse afectado o mínimo possível. Espero que nada do que foi referenciado, seja realmente afectado.

 

Tive outros em que o proponente foi comigo rever todos os sítios referenciados um a um para realmente se perceber se eram ou não afectados.

 

Eu continuo a acreditar neste tipo de trabalho que previamente protegem realmente o património. Agora há casos e casos.

 

Saudações,

 

 

João Paulo Pereira

 

PS.: O conteúdo desta mensagem não implica qualquer responsabilidade da instituição.

 

--- Begin Message ---
To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] A16
From :   André Sousa <andrebsousa.g@gmail.com>
Date :   Sat, 11 Oct 2008 13:06:48 +0100
A legislação obriga o promotor a realizar todas as acções necessárias para a salvaguarda do património. Mesmo que seja, como afirma Cunha Ribeiro, realizada "a conservação pelo registo", instrumento que se usa e abusa, e que terá consequências futuras.

O que não entendo é porque não se salvaguardou a montante, abrindo inclusive a  hipótese de se alterar, o traçado da estrada, ainda que num troço pouco significativo. No âmbito do RECAPE não foram realizadas 10 sondagens arqueológicas? Estas não permitiram a realização de um diagnóstico? porque não foi realizada uma escavação em área, antes das obras terem início?

"o Acompanhamento Arqueológico tem sido questionado" refere, a fazer fé, o requerimento do Bloco de Esquerda.

 Para além de se questionar a forma como muitos  "Acompanhamentos Arqueológicos" estão a ser ou foram  realizados,  dever-se-ia questionar igualmente a forma como estão a ser realizados os Descritores Património dos EIA. Em minha opinião, desde há uns anos a esta parte, que estes trabalhos são um mero pró forma. Desacreditando os trabalhos de arqueologia e o funcionamento profissional de toda uma classe.

André
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport

--- End Message ---

Mensagem anterior por data: [Archport] «Interpretar a ruína» - tema de Seminário Internacional Próxima mensagem por data: [Archport] Piezas arqueológicas recuperadas por la policía
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fw: 6000 Year Old Tomb Complex Discovered] Próxima mensagem por assunto: [Archport] Fw: Acompanhamento