Amiga(o) archportiana(o)Acabo de saber que se iniciara a petição abaixo indicada e não posso deixar de dela lhe dar conhecimento, para o caso de, concordando com o seu teor, lhe apor a sua assinatura.
Evidentemente que a questão não passa, apenas, pela permanência do MNA no sítio onde se encontra; ou melhor: a solução ideal que se preconiza será a de que o MNA possa vir a ter instalações museológicas próprias e condignas, utopia que não se pensa vir a ser concretizada nem sequer (quiçá!) contemplada nos programas dos partidos concorrentes a próximas eleições; o que importa impedir é que – tal como foi ameaça (concretizada) em relação aos serviços do IPA) – se proponha uma transferência para... encaixotar colecções!
Se o movimento peticionário ora iniciado puder contribuir para uma consciencialização de que o que está em causa (como já se leu) não é Arqueologia versus Marinha, como se de um duelo à moda antiga se tratasse... já seria meio caminho andado! Se outros efeitos ainda mais benéficos surtir, poderemos augurar-lhe um caminho quase inteiro percorrido!
José d'Encarnação
Caras amigas e amigos,Como já deve ser do conhecimento de alguns, o Ministério da Cultura e da Defesa estão em negociações para "fazer uma troca", que na prática implica que Museu Nacional de Arqueologia saía do Mosteiro dos Jerónimos para o Museu de Marinha se poder alargar.
Considero isso um absurdo por várias razões:
O Museu Nacional de Arqueologia nos Jerónimos desde 1903 e tem um passado que se confunde com o próprio mosteiro (razão histórica)
Desde a década de 90 do século XX sucessivos governos têm prometido obras no MNA que nunca aconteceram e o museu tem continuado a funcionar sem grandes condições, mas com resultados cada vez mais positivos expressos pelo crescente número de visitantes. (razão política)
O MNA é o museu nacional com maior espólio e a transferência das suas colecções é um processos muito complicado e moroso, já para não falar que o edifício para o qual querem transferir o museu, não reúne à data condições técnicas para albergar tal espólio que é propriedade de todos portugueses (razão técnica)
Tal decisão implica o encerramento por vários anosdo MNA e assim privar o país e as escolas dos seus serviços. Estamos a falar do 2º museu nacional mais visitado da Rede Portuguesa de Museus (Razão social, cultural e educativa)
No fundo, a questão essencial é uma questão de justiça... o MNA precisa de ampliar o seu espaço expositivo e o mosteiro necessita de obras, trocar a instituição que ocupa o espaço não serve os interesses de ninguém nem faz os problemas desaparecerem.
Se concordarem assinem a petição em: http://www.peticao.com.pt/museu-nacional-de-arqueologia
indicando o nº de BI, data e local de emissão. A todos muito obrigado.
PS: só para constar o Museu de Marinha tem muitas alternativas:
1- Expandir o espaço expositivo para o parque de estacionamento ao lado do pavilhão das galeotas
2- Ocupar a Cordoaria pois já pertence ao ministério que o tutela
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
Mensagem anterior por data: [Archport] Pela permanência do Museu Nacional de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos | Próxima mensagem por data: [Archport] Divers plunder Greece's sunken treasure troves |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Pela permanência do Museu Nacional de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Pela primeira vez, um caso de destruição de arte rupestre pode chegar a tribunal |