Lista archport

Mensagem

[Archport] Epigrafía Latina Republicana de Hispania

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Epigrafía Latina Republicana de Hispania
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Sun, 1 Feb 2009 15:34:20 -0000

            Encontra-se em distribuição o livro Epigrafía Latina Republicana de Hispania (ELRH], da autoria de Borja Díaz Ariño. Edição de Publicações da Universidade de Barcelona, integrada na colecção Instrumenta (dirigida por José Remesal), onde detém o nº 26.

            A publicação resulta do prémio que a Associação Internacional de Epigrafia Grega e Latina lhe atribuiu. Data de 2008. ISBN 978-84-475-3277-3. 418 páginas.

            Depois da introdução, explicita-se, em dois capítulos, o que se entende por Epigrafia Latina e, mais concretamente, por Epigrafia Latina Republicana de Hispania, demorando-se o autor, num 3º capítulo, sobre os diferentes tipos de suporte das epígrafes e, inclusive, sobre os diversos tipos de epígrafes.

            O catálogo está organizado geograficamente: 116 inscrições da Hispania Citerior (p. 85-190) e 59 da Ulterior (p. 191-242). Seguem-se capítulos sobre glandes inscriptae, projécteis de catapulta, selos sobre cerâmica, lingotes de chumbo e cintas de chumbo.

           Fotos (de boa qualidade) ou desenhos de monumentos epigráficos estudados (p. 299-359), índice epigráfico muito completo (de acordo com os itens habituais), correspondência com os principais corpora epigráficos e bibliografia completam este utilíssimo volume, em que, pela primeira vez, se faz uma actualização do que se conhece acerca dos monumentos epigráficos republicanos da Península Ibérica, estudando-se exaustivamente cada um deles.

            Anote-se que não há registo de nenhum monumento epigráfico achado no território actualmente português que se inclua neste repertório. Tal não significa, porém, que algumas das epígrafes estudadas até ao momento (nomeadamente, uma ou outra do Museu de Odrinhas) atribuídas aos começos do Império não possam, futuramente, vir a ser consideradas de época republicana. Facto é, na verdade, que tanto da Lusitânia «portuguesa» como do Norte de Portugal os primeiros documentos epigráficos se situam já na época imperial, não sendo inverosímil, porém, que venham a ser encontrados em território nacional projécteis com a marca de Quinto Sertório, procônsul, por exemplo.

 

                                                                                                      José d'Encarnação


Mensagem anterior por data: [Archport] Moedas de Segobriga Próxima mensagem por data: [Archport] APA no Forum Cultura e Criatividade 09
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Epigrafía Latina en la red Próxima mensagem por assunto: [Archport] Epigrafía paleohispánica entre Carpetania y Celtiberia