Lista archport

Mensagem

[Archport] 26 Fev: IPT participa em Colóquio sobre Lascaux em Paris

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] 26 Fev: IPT participa em Colóquio sobre Lascaux em Paris
From :   Cidália Delgado <cidaliadelgado@mail.telepac.pt>
Date :   Thu, 26 Feb 2009 12:11:57 -0000

 

 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO ITM – CIAAR
Instituto Terra e Memória/Museu de Mação e Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo

 

NOTA À IMPRENSA

26.02.2009

 

02/09


 

É possível salvar as pinturas rupestres de Lascaux?
 IPT participa no colóquio em Paris

 

A convite do governo francês, Luiz Oosterbeek, professor do Instituto Politécnico de Tomar, participa hoje e amanhã (26 e 27 de Fevereiro) no Colóquio sobre “Lascaux e a Conservação em meio subterrâneo”, em Paris, coordenado pelo especialista francês Jean Clottes.

A gruta de Lascaux é um dos símbolos mundiais da arte rupestre dos caçadores do Paleolítico na Europa e encontra-se ameaçada de destruição devido à acção de micro-organismos e outros processos naturais que têm afectado as pinturas que a recobrem. Encerrada ao público há vários anos, Lascaux pode hoje ser visitada em réplicas de grande rigor que foram construídas na região, mas que obviamente não substituem a experiência de imersão na gruta original.

Luiz Oosterbeek, também director do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação e coordenador do projecto de investigação sobre a Arte Rupestre do Vale do Tejo (aprovado pelo IGESPAR) foi convidado para debater a importância da geologia e do micro-clima na conservação da arte parietal.

Os problemas de conservação da arte rupestre foram tema de intervenção do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação em 2003, na sequência dos incêndios que afectaram amplos conjuntos de gravuras e pinturas da região, sem que o Ministério da Cultura conseguisse assumir o seu resgate. 

Actualmente, o município de Mação ocupa a Vice-Presidência da Rede de Itinerários de Arte Rupestre da Europa, cuja presidência cabe a Santander (onde se situa a famosa gruta de Altamira).


Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo ¬ Largo Infante D. Henrique ¬ 6120-721 Mação ¬ Tlf: 241571477
Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo
¬ Lg. do Chafariz nº 3, Ap. 32 ¬ 2260-419 V. N. Barquinha ¬ Tlf: 249711209
E-mail: arqueonews.itm.ciaar@gmail.com

www.arqueomacao.tv
http://ciarte.eu 

 

 

 

 

 

 




Mensagem anterior por data: [Archport] Conversas sobre Arqueologia em Leiria_A cidade em mudança: da Igreja de São Martinho à Praça Rodrigues Lobo Próxima mensagem por data: [Archport] Colóquio Monsaraz e seu Termo
Mensagem anterior por assunto: [Archport] "Tongobriga Gastronómica" Próxima mensagem por assunto: [Archport] 27 Fev: Mação inaugura canal de TV por internet dedicado à arqueologia