Uma equipa de arqueólogos da Universidade de Coimbra (UC) está a realizar escavações na Síria sobre o período helenístico, cujos resultados serão pioneiros a nível mundial, por pouco se saber sobre essa época.
A actividade da equipa desenvolve-se desde o início de Abril na antiga cidade de Nabada, actual Tell Beydar, na fronteira com o Iraque e a Turquia, e onde pela primeira vez aparece a escrita na Alta Mesopotâmia, no terceiro milénio antes de Cristo (A.C.).
“O interessante desta investigação é que ela é inédita a nível mundial. Não se conhece praticamente nada sobre o período helenístico nestas cidades no terceiro milénio na Alta Mesopotâmia”, declarou Conceição Lopes, directora da equipa de arqueólogos e professora na UC.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30980&op=allMensagem anterior por data: [Archport] Fwd: Inauguración Exposición "EVOLUCIONARTE. El arte de la Evolución" | Próxima mensagem por data: [Archport] 7º Encontro de Arqueologia do Algarve |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Existência de um complexo termal romano em Tresminas | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Expertos alemanes y la UNED concretarán las dataciones del yacimiento de La Güelga |