Também para isso queremos que sirva a nossa lista: para partilha de informação em campos que, à primeira vista, resultam estranhos e em cuja pesquisa várias pessoas estão, quiçá, deveras interessadas.
É o caso de uma ex-estudante minha que decidiu enveredar por um caminho em que eu não lhe consigo ser útil, neste momento. Escreveu-me assim:
Ando a tentar pesquisar e reunir o máximo de informação sobre os santos mumificados em Portugal mas tenho tido alguma dificuldade em encontrar a quantidade existente destes no nosso país, visto ser um estudo que nunca foi feito. Gostaria que, se possível e se tiver algum conhecimento sobre o assunto, me desse uma ajuda!
Aqui fica, pois, o apelo.
Quem tiver alguma pista e não se importar de a partilhar comigo - que a farei chegar à destinatária - tem, desde já, o meu reconhecimento.
Aliás, santos, o que se chama 'santos' - como o S. Frei Nuno de Santa Maria - , é bem provável que não haja. Estou a recordar a 'múmia' que temos na capela da Quinta de Manique (Alcabideche, Cascais), de uma pretensa Santa Agatemera (e digo 'pretensa' porque não existe santa alguma com esse nome)... Mas dessas múmias é bem provável que existam aqui e além.
Um desafio, portanto, para os membros das nossas três listas. E desculpar-me-ão os que assinam as três e, portanto, vão receber a mensagem em triplicado; podem deitar logo duas fora, porque são iguais.
Mui cordialmente
J. d'E.