Por Terras de Azurara (Mangualde) procedeu-se a mais um passeio-descoberta do Património Local. Pelas 9horas da Manhã a comitiva que aderiu à iniciativa, maioritariamente composta por jovens, iniciou uma visita ao Palácio dos Condes de Anadia. Palácio do século XVIII, considerada a mais sumptuosa residência da Beira, e com capela anexa dedicada a São Bernardo (edificada ainda no Século XVII). O retábulo do altar-mor, magnífico, ainda é o de origem e, para além da talha dourada, tem um belíssimo tríptico em óleo sobre madeira.
Daí rumou-se à Igreja da Misericórdia, mandada construir por Simão Paes do Amaral, senhor do referido palácio, em 1724. O altar-mor exibe uma esplêndida talha dourada barroca, bem como os altares laterais. O tecto do altar-mor é revestido por caixotões com pinturas de cenas da vida de Cristo, e ainda são os originais óleos sobre madeira. As paredes interiores, até mais de meio revestem-se de painéis de azulejos da escola de Coimbra. O tecto da Nave central apresenta-se todo ele pintado com elementos celestiais.
O Périplo continuou para Gandufe em visita á torre medieval, agora em restauro. E uma visita à Quinta dos Carvalhais, do Grupo Sogrape Vinhos, que como vendo sendo habitual tem apoiado sempre os meus eventos.
As pequenas intervenções estiveram a meu cargo, do Dr. Travessas e do Director das Instalações da Sogrape Vinhos.
Foi mais um dia culturalmente rico para a grande comitiva de “turistas culturais” e para mim foi mais uma acção “histórico-turística” na divulgação do Património de Mangualde.
Dêem uma espreitadela ao “slide show” que publiquei no meu blog de arte e património:
http://arte-aberta.blogspot.com/
Agradecimentos à Senhora Condessa Dona Mafalda Paes do Amaral, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Coronel Fernando d’ Almeida e Dr Jaime, da Sogrape Vinhos.
António Luís Tavares
Historiador-Arqueólogo
Mensagem anterior por data: [Archport] Marco Miliário do Imperador Licínio (parte II) | Próxima mensagem por data: [Archport] Sete Fontes - Braga |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] património de abrantes-convento de são domingos | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Património de Montemor-o-Novo |