Lista archport

Mensagem

[Archport] Informação urgente

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Informação urgente
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 25 May 2009 23:57:37 +0100

            Caríssima(o) Archportiana(o)

 

            Como saberá, à Administração da lista compete? «administrá-la». Entre os actos da administração, como acontece em qualquer órgão de informação ou na nossa própria casa, há regras a cumprir e é sua obrigação fazê-las cumprir.

            Estivemos fora, no encontro de homenagem a João Carlos Lázaro Faria, em Alcácer do Sal, e não tivemos acesso à archport nos últimos cinco dias. No entanto, logo ali, as largas dezenas de amigos do homenageado, na sua quase totalidade membros da archport, nos alertaram para o que, de novo, se estava a passar.

            Permita-nos, pois, que frisemos os seguintes pontos:

            1º) A archport não é um blogue. Trata-se de um fórum de discussão, é certo, mas onde teremos ? como em mesa-redonda ou numa reunião científica ? determinações a observar. Contando com 1725 membros neste momento (escrevemos bem: mil setecentos e vinte e cinco!), importa que cada membro se aperceba de que a sua mensagem enviada para a archport pode vir a ser lida de imediato por essas 1724 pessoas (ou até mais, se houver reencaminhamentos). Ou seja, a sua responsabilidade é grande.

            Assim, a terminologia usada livremente num blogue, aonde acede quem quer, terá de ser forçosamente diferente da que se deve privilegiar aqui, pois ? como saberá ? os membros da lista recebem a informação, sem que seja necessário fazer nenhuma diligência extra, a não ser? abrir a caixa de correio!

            2º) Não sendo um blogue, não está prevista a inclusão de diálogos entre duas pessoas ou o seu uso para resolver problemas de ordem pessoal (como o caso de recebimento de ordenados em atraso?). Por conseguinte, solicitamos-lhe que tenha isso em consideração e que, nesses casos, encaminhe a sua mensagem exclusivamente para a pessoa (ou a empresa) em causa.

            3º) Privilegia-se a archport como meio de informação e, por isso, embora discutível para alguns, não vemos, por enquanto, inconveniente em que se use para divulgar a disponibilidade de alguém para prestar serviços no âmbito da Arqueologia ou para as empresas ? como tem sido feito ? indicarem que estão necessitadas desta ou daquela colaboração, sendo a tramitação seguinte apenas entre os interessados e a empresa que anuncia (os demais 1724 membros nada têm a ver com isso!).

            Também o pedido de informação bibliográfica ou sobre determinado tema se nos afigura muito ajustado ao fim que nos propusemos atingir, pois permite a circulação de informação. E, num dos casos mais recentes, o da ?mumificação? de santos em território português, foi até interessante que algumas respostas hajam sido veiculadas através da lista, porque se ficou a saber mais sobre um tema quiçá desconhecido de muitos.

            4º) Bastantes membros da lista se nos dirigiram nos últimos dias a pedir a nossa expressa intervenção (que temos evitado, na presunção de que o bom senso prevaleceria) e a dizerem-nos que, assim, a lista não estava a cumprir os seus objectivos, pois já sistematicamente estavam a apagar tudo o que recebiam, porque? estavam cansados! Recordaríamos, por exemplo, que solicitámos (particularmente) a António Correia que, em vez de nos dar informações diárias, nos fizesse apenas uma mensagem por semana, onde juntaria, indicando de preferência sites, as informações que fosse encontrando e lhe parecessem interessantes e ainda não divulgadas. Isso António Correia está a fazer no seu «Arqueologando», que constitui, sem dúvida, um bom manancial informativo, que se agradece.

            5º) Quando atrás se disse que à Administração compete administrar isso significa também que detém ? como é natural ? o poder de impedir a divulgação de mensagens que se lhe afigurem não estar de acordo com os fins em vista. Não gostaríamos, francamente, de usar dessa competência. E contamos, por isso, com toda a sua colaboração!

            Qualquer dúvida pode ser solicitada através do e-mail: archport-owner@ci.uc.pt ? que existe precisamente para esse efeito.

            Desculpe se fomos longos, mas a circunstância assim o exigiu. Bem haja!

 

                                                           A Administração da Archport

                                                           José d'Encarnação

                                                           Maria da Conceição Lopes


Mensagem anterior por data: [Archport] Lista de Discussão Próxima mensagem por data: [Archport] Espaço de debate e comentário
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Informação sobre Mestrado e Bolsas Próxima mensagem por assunto: [Archport] Informações