Que se saiba só existem dois antiquários a cumprir condenação por alegadas práticas de instigação de assaltos ao património histórico-artístico português ! Um de Lisboa detido em 2001, e o outro de Évora detido em 2003. Dois modestos comerciantes com dezenas de anos de prática impoluta, e nenhum deles membro da Associação Portuguesa de Antiquários.
Foi pretensamente provado em tribunal que contratavam grupos de ciganos para saquearem solares e igrejas. Segundo notícias divulgadas na altura pelos responsáveis das investigações, foram assaltados em Portugal na época (década de noventa), por essa organização cerca de duzentos edifícios históricos. Mas então porque é que estando os alegados mandantes destes gatunos (agora parece que ainda não identificados), em prisão, os roubos e furtos a igrejas, monumentos publicos, e a quintas e solares particulares continuam ? Ou seja, há muito que o número de duzentos saques foi ultrapassado.
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm
Fica aqui a indicação, para os seguidores empenhados do Archport, e para quem está oficialmente mandatado para averiguar estes assuntos.
Mensagem anterior por data: [Archport] Jantar-homenagem ao Doutor Vasco Mantas | Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Conferência Sobre Arte Rupestre da Amasónia, por Edithe da Silva Pereira. |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] UM EXEMPLO DE COLABORAÇÃO ENTRE FUNDAÇÃO ATAPUERCA E UMA CADEIA DE HOTÉIS ESPANHÓIS EM PAÍSES EUROPEUS | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Um itinerário analítico. |