Lista archport

Mensagem

[Archport] Um grupo de ladrões ainda não identificado (?).

Subject :   [Archport] Um grupo de ladrões ainda não identificado (?).
From :   Manuel Avó <patricios.alentejanos@gmail.com>
Date :   Wed, 3 Jun 2009 14:45:20 +0100

Que se saiba só existem dois antiquários a cumprir condenação por alegadas práticas de instigação de assaltos ao património histórico-artístico português ! Um de Lisboa detido em 2001, e o outro de Évora detido em 2003. Dois modestos comerciantes com dezenas de anos de prática impoluta, e nenhum deles membro da Associação Portuguesa de Antiquários. 

Foi pretensamente provado em tribunal que contratavam grupos de ciganos para saquearem solares e igrejas. Segundo notícias divulgadas na altura pelos responsáveis das investigações, foram assaltados em Portugal na época (década de noventa), por essa organização cerca de duzentos edifícios históricos. Mas então porque é que estando os alegados mandantes destes gatunos (agora parece que ainda não identificados), em prisão, os roubos e furtos a igrejas, monumentos publicos, e a quintas e solares particulares continuam ? Ou seja, há muito que o número de duzentos saques foi ultrapassado. 

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

Como é que é possível que estes dois negociantes de velharias fossem os responsáveis por duzentos assaltos, alguns cometidos nas regiões insulares da Madeira e Açores ? Não será, porque os verdadeiros ladrões não foram presos ? E que aqueles que assumiram os furtos "a mando" dos antiquários, afinal não foram os responsáveis pelos crimes ! E que os antiquários afinal não são os cabecilhas ?
 
Os maiores especialistas da Policia portuguesa em investigações de delitos sobre obras de arte, conseguem visitar a Ebay, onde se anunciam avulso alguns azulejos, com origem na pequena delinquência, mas passa-lhes despercebido o trânsito e o comércio de "exportação" alegadamente irregular deste tipo de mercadoria para o mundo inteiro. Aqui vos deixo como exemplo, um atalho para um conhecido empório que para além de uma loja em Lisboa, estabeleceu há décadas duas lojas nos Estados Unidos, uma em Nova York e outra em Palm Beach.

Podem verificar que no presente além de centenas de azulejos de todo o tipo e de todas as épocas, dispõem-se pedras de edifícios históricos. Agora na América !
 
http://www.solarantiquetiles.com/
 
Sem que esta nossa intervenção seja interpretada como abusiva, e presumindo a proveniência lícita dos objectos comercializados, o que não duvidamos, e a total legalidade desta actividade, que não me compete por em causa, é pertinente perguntar quantas destas exportações de objectos únicos do nosso património, com mais de cem anos é que foram realizadas com a autorização de exportação definitiva do Ministério da Cultura !?

Fica aqui a indicação, para os seguidores empenhados do Archport, e para quem está oficialmente mandatado para averiguar estes assuntos.



Mensagem anterior por data: [Archport] Jantar-homenagem ao Doutor Vasco Mantas Próxima mensagem por data: [Archport] Fwd: Conferência Sobre Arte Rupestre da Amasónia, por Edithe da Silva Pereira.
Mensagem anterior por assunto: [Archport] UM EXEMPLO DE COLABORAÇÃO ENTRE FUNDAÇÃO ATAPUERCA E UMA CADEIA DE HOTÉIS ESPANHÓIS EM PAÍSES EUROPEUS Próxima mensagem por assunto: [Archport] Um itinerário analítico.