[Archport] Construir um povo. Protocolo Motaeng...e...
Caro Paulo Monteiro.
Acabo de ver o passeio video através do Museu das Descobertas, com intervenção de Arqueohoje.
Começamos de facto, por ignorância ou outras contingências, a deambular por caminhos que não nos levam a lugar nenhum, senão ao descrédito.
Então os brasileiros, são um povo, construído. Construído por quem? Jamais por eles. Tanto quanto sei, o Brasil é uma união de Estados, nunca quis ser povo algum, são, de acordo com os seus anseios uma Nação. Como os Estados Unidos da América. Nunca se presumiram um povo, mas uma União de Estados. Nem cada um dos estados é um povo.
Bem, nós podemos recalcitrar, referidos a uma anacrónica ideologia, que os brasileiros são um povo lusófono. Aonde é que vamos parar, se contiuamos a brincar com tais lugares comuns?
Retomando um tópico de Vasco Graça Moura, CNCDP, ou de quem lho induziu, os Prrtugueses mostraram ao mundo novos mundos. Nunca conseguiu responder a uma questão elementar: A que mundo foram e que novos mundos foram mostrados?
Quem virá a adjudicar, em concurso público ou por portas travessas, essa inovadora obra pública, a construção do povo lusoafroamericano? Com uma impermeabilizações de membrana holandesa, alemã, ou extremo-oriental?
Peço que me perdoem, mas andamos todos às aranhas...
Manuel
--
Manuel de Castro Nunes