Caros archportianos,
Venho por este meio expressar a minha indignação contra as opiniões negativas relativamente à Petição, cujas críticas não são feitas à essência e ao objectivo da mesma. Considero esta petição um acto cívico. Senão estão de acordo com a mesma, acredito que muitos devem concordar que ter o número actual de Universidades que forma Arqueólogos, os disparatados numerus clausus das ditas Universidades e as médias absolutamente ridículas de entrada, não é uma forma sustentável de fazer crescerem a Arqueologia Nacional.
É óbvio também que isto serve um sem número de interesses, que vão desde as Universidades (e seus professores) às Empresas carniceiras de arqueologia (sim leram bem CARNICEIRAS!). Por essas abolia-se também a possibilidade de um mero Arqueólogo ser autorizado a dirigir qualquer tipo de projecto, cabendo apenas à empresa esta direcção, de forma a vedar a concorrência. Portanto, a estes não lhes deve interessar muito fechar cursos de Arqueologia, nem reduzir números clausus.
Um estudante num 1 ano de Arqueologia não faz a menor ideia do que é o mundo do trabalho em Portugal, um trabalho precário, mal pago e a recibos verdes, onde se é dispensado por empresas de arqueologia que só sabem explorar e abusar de estudantes acabados de sair da Universidade, iludidos com as maravilhas da Arqueologia!
Aqueles que “usam” os estudantes em acções de voluntariado, pouco ou nada se devem preocupar com a questão. Eu se não tivesse passado pela experiência, ainda poderia dizer que esta seria reveladora e proveitosa, como em tantas outras áreas onde se realiza voluntariado. Contudo, não se iludam, se acham que vão para lá aprender a escavar e a desenhar, para mais tarde serem capazes de dirigir uma escavação, desenganem-se! Talvez servir umas cervejas, acartar uns baldinhos de terra, fumar umas ganzas e tal e apanhar umas bebedeiras e curtir a vida. Mas aprender, isso é pouco, salvo em raras excepções.
É sempre mais fácil dizer que quem escreveu a dita Petição deve ter um coeficiente reduzido de inteligência ou então nem sequer deveria ter um curso de Arqueologia! Ou que está a atentar quanto à liberdade de qualquer cidadão que queira frequentar o curso de Arqueologia. Talvez os que tanto criticam esta petição são aqueles que tenham conseguido engraixar bem os professores e que neste momento estão sentados confortavelmente atrás de secretárias com bolsas mágicas em departamento de universidades.
Afinal, o que é que é anti-democrático aqui?
Acordem! E façam evoluir o panorama da Arqueologia Nacional.
Não existe, efectivamente tanto lugar para Arqueólogo neste país. Há que ser realista e não utópico, não é de Utopias que se constrói o Futuro!
Cordialmente,
Carla Joana Magalhães
Arqueóloga
P.S: Para que não existam dúvidas: não elaborei a tal petição e desconheço que o tenha feito.
Mensagem anterior por data: [Archport] Escavação villa do Monte da Chaminé, Ferreira do Alentejo - 9ª Campanha | Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Petição e outros assuntos |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Petição de apoio ao MNA no Facebook | Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Petição e outros assuntos |