Relativamente à notícia hoje divulgada pelo colega Alexandre Monteiro - "Sondagens arqueológicas efectuadas de forma pioneira em Portugal", devo recordar que por cá, por estas terras Lusitanas, já foram utilizados os mesmos métodos, com óptimos resultados, quando procedemos às escavações arqueológicas de emergência no Convento do Carmo, em Lisboa, sede da Associação dos Arqueólogos Portugueses.
Alguns destes aspectos foram amplamente divulgados aquando da nossa seguinte comunicação: "Comunicação efectuada na Associação dos Arqueólogos Portugueses, Auditórios do Metropolitano de Lisboa, em 10 de Julho de 1997, por proposta da Direcção, subordinada ao título "Escavações arqueológicas no Convento do Carmo - Resultados".
Posteriormente, embora de forma mais sucinta, foram ainda devidamente referidas nos seguintes trabalhos:
FERREIRA, F.E. Rodrigues - Escavação da Igreja do Convento do Carmo, in Arqueologia e História, Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Vol 51 (1999), pp 73-164.
FERREIRA, F.E. Rodrigues; MACHADO, M.C. - Intervenção arqueológica na Igreja do Convento do Carmo, in Construindo a Memória; As colecções do Museu Arqueológico do Carmo. Lisboa, Associação dos Arqueólogos Portugueses, 2005.
Sem outro assunto, aproveito para apresentar os m/cumprimentos aos colegas "Archeportianos".
F.E.Rodrigues Ferreira