A Câmara Municipal de Braga abre ao público esta quinta-feira (8 de Outubro, 11h00) o Núcleo Museológico da Domus da Escola Velha da Sé, integrado no actual edifício-sede da Junta de Freguesia da Sé, no coração da cidade.
Este conjunto de ruínas foi identificado no contexto de uma intervenção arqueológica e retrata «importantes momentos da evolução do tecido urbano bracarense, com particular expressão para o período romano».
De acordo com o Gabinete Municipal de Arqueologia, estamos perante várias estruturas correspondentes a um edifício privado construído no século I d.C. e cuja ocupação sobreviveu até ao século V d.C.
São também visíveis no local «restos de alicerce da muralha medieval que se encontram adossados a um pano de uma das torres, que, à época, integravam esta estrutura defensiva».
«Hoje é possível ao visitante observar neste local não só estes vestígios arqueológicos, mas também uma exposição permanente que pretende dar a conhecer técnicas e instrumentos associados à execução de mosaicos no período romano, cujos vestígios se detectaram, aliás, nesta circunstância», acrescenta o Gabinete Municipal.
A visita ao Núcleo Museológico da Domus da Escola Velha da Sé encontra-se temporariamente limitada a grupos (mais de 4 pessoas), sendo que para o público escolar as marcações devem ser feitas para o período de terça a sexta-feira (09h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00) e, para o restante público, para as quartas-feiras (9h30 às 12h00) ou sextas-feiras (14h30 às 17h00).
A participação nestas visitas requer marcação prévia com o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga, através do contacto telefónico 253 203150 ou do correio electrónico arqueologia@cm-braga.pt.
Comentário (FSL): esta inauguração em vésperas do acto eleitoral terá a virtude de esclarecer os munícipes acerca do entusiasmo do Sr. Presidente pela defesa do Património Cultural. Na verdade existem algumas dúvidas sobre a possibilidade de uma maioria absoluta do senhor Engenheiro Mesquita Machado, pelo que o bom povo deve votar bem. De outro modo o choque psicológico de governar sem poder total pode afectar o Sr. Presidente e lançar Braga na ingovernabilidade.
Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Romans Go Home - dos Monty Python | Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Romans Go Home - dos Monty Python |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Abertura ao público do sítio arqueológico do Castelo Velho de Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Abertura da exposição "Arqueologia Regional" e programa do Seminário "160 anos depois da Sociedade Arqueológica Lusitana" |