Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Res: Cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo

Subject :   Re: [Archport] Res: Cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo
From :   Alexandre Monteiro <no.arame@gmail.com>
Date :   Fri, 23 Oct 2009 21:12:37 +0100

Açores: Líder regional do CDS/PP quer referendo local sobre cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo

Lusa/RTP, 23-10-2009

Angra do Heroísmo, 23 Out - O presidente do PP/Açores e vereador eleito para a Câmara de Angra do Heroísmo, Artur Lima, anunciou hoje que vai propor um "referendo local" para a população se pronunciar sobre a construção de um Cais de Cruzeiros.

"Os angrenses têm que se pronunciar para poderem dizer ao presidente do governo se querem ou não querem um cais de cruzeiros", afirmou Artur Lima, recordando que "a realização de referendos locais é uma das competências da Câmara Municipal". 

A decisão de propor a realização de um referendo local surge depois de Carlos César ter afirmado quinta-feira que o governo regional decidiu que o cais de cruzeiros que vai ser construído na Terceira ficará em Angra do Heroísmo, frisando que "não haverá qualquer alteração da decisão". Nesse sentido, salientou que os estudos encomendados não se destinam a saber se o cais será construído em Angra do Heroísmo ou na Praia da Vitória, mas visam exclusivamente a sua construção na Baía de Angra do Heroísmo. 

Artur Lima lamentou a "decisão unilateral do presidente do governo, que quer construir um cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo, contra o parecer do Conselho de Ilha, que apela à realização de estudos sobre a sua localização em Angra do Heroísmo ou Praia da Vitória". O futuro vereador popular no executivo municipal de Angra do Heroísmo denunciou ainda o "silêncio dos dois autarcas do PS na ilha Terceira", referindo-se a Andreia Cardoso e Roberto Monteiro, presidentes das duas autarquias da ilha. 

Artur Lima defendeu que "os angrenses sejam auscultados", frisando que "ninguém diz quanto é que custa este investimento, nem ninguém diz quais são os impactos deste investimento". O líder regional do CDS/PP manifestou-se contra mais qualquer "mexida" na baía da cidade, alegando que "já chega do PS estragar a Baía de Angra". "Investiram quatro ou cinco milhões no Porto das Pipas e é o que se vê, um elefante preto sem utilidade, sem movimento e o que tem é mau", frisou. 

O arqueólogo Paulo Monteiro também contestou hoje, numa carta aberta dirigida ao presidente do governo regional, a construção de um cais de cruzeiros no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo. "Não se compreende como é que se vai implantar um terminal de cruzeiros dentro de um parque arqueológico onde, por legislação regional, são proibidas as obras que possam ter efeitos intrusivos e perturbadores nos vestígios arqueológicos", sublinha o arqueólogo. JAS. Lusa/fim 


Mensagem anterior por data: [Archport] Res: Cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Fwd: Procedimento concursal técnico em História, Vila Franca
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Res: Cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] Cais de cruzeiros em Angra do Heroísmo