Lista archport

Mensagem

[Archport] Curso "As origens do Islão: O profeta Muhammad e a civilização árabe do seu tempo"

To :   "ARCHPORT" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Curso "As origens do Islão: O profeta Muhammad e a civilização árabe do seu tempo"
From :   "MNArqueologia/Director - Luis Raposo" <mnarq.director@imc-ip.pt>
Date :   Tue, 3 Nov 2009 15:30:05 -0000

Title: Newsletter

Curso “As Origens do Islão: o Profeta Muhammad e a civilização árabe do seu tempo”

 

Sexta-feira e sábado, 13 e 14 de Novembro

 

O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA) vai realizar nos dias 13 e 14 de Novembro (manhãs e tardes), o curso de iniciação "As Origens do Islão” orientado por Alvaro Figueiredo (conforme resumo), no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Resumo:

As origens do Islão: o Profeta Muhammad e a civilização árabe do seu tempo

Alvaro Figueiredo

 

A Península Arábica e a grande extensão de deserto e estepe do Deserto Sírio-Arábico constituem o território de origem da nação árabe. A partir do século IX a.C. várias referências são feitas em documentos assírios aos arabu, habitantes dos grandes oásis desse vasto território localizado entre as terras férteis da Mesopotamia, a oriente, e do mundo Mediterrânico, a ocidente. Durante os periodos Helenistico e Romano grandes estados árabes, como os Nabateus de Petra e Meda’in Saleh, ou as cidades-estado de Emesa e Palmyra, erriquecem com o comércio de longa distância. Em 248 d.C. é um imperador de origem árabe, Philipe, que preside em Roma às celebrações do milénio da fundação da cidade.

Neste universo da Arábia pré-Islâmica a maioria dos árabes são politeístas, mas alguns são cristãos ou judeus. Em 570, “Ano do Elefante” e do nascimento de Profeta Muhammad (Maomé) na cidade de Meca, o norte é dominado pelos impérios Romano-Bizantino e Sasanida e seus respectivos aliados árabes cristãos, os Ghassanidas e os Lakhmidas. A sul, na Arábia Felix, o reino cristão da Abissínia exerce influência politica e económica.  Meca é uma das cidades mais importantes da Península Arábica, grande centro religioso e empório comercial dominado pela tribo dos Quraysh, à qual a familia de Muhammad, os Banu Hashim, também pertence. Durante o mês de Ramadão de 610, Muhammad teve a primeira de várias revelações místicas por intermédio de um anjo, mais tarde identificado como Gabriel, que lhe disse ter sido escolhido como Mensageiro de Deus na tradição dos grandes Profetas Judaico-Cristãos. Conflicto com o poder politico-religioso instalado em Meca força Muhammad e o seu pequeno círculo inicial de muçulmanos a procurarem asílo em Yatrib, em 622. A partir desse ano, o ano 1 do calendário Islâmico, nessa cidade-oásis conhecida desde então como Medinat el-Nabi (“Cidade do Profeta”), ou apenas Medina, desenvolve-se um novo sistema politico e religioso sob a liderança de Muhammad. Em 632, ano da morte do Profeta, Medina é a capital de um novo estado Islâmico que inclui toda a Península Arábica e que, em menos de uma década, irá acabar por absorver uma grande parte dos territórios dos impérios Romano-Bizantino e Sasanida.  

 

 


Inscrição/lugares limitados

Informações/Inscrições
D. Adília Antunes
Tel. 21 3620000; Fax. 21 3620016
E-mail: gamna@mnarqueologia-ipmuseus.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] VITA VITRI no MNA - Conferência ICOM Glass Próxima mensagem por data: [Archport] Giant is dead
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Curso "Arqueología Espacial: La Prospección Arqueológica y Análisis del Territorio" Próxima mensagem por assunto: [Archport] Curso "Castros de interior: a Idade do Ferro do NO peninsular a través do exemplo limiao"