Lista archport

Mensagem

[Archport] Descobertos vestígios arqueológicos da época romana em Alcácer do Sal

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Descobertos vestígios arqueológicos da época romana em Alcácer do Sal
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Thu, 5 Nov 2009 23:30:09 -0000

Title: Agradeço o anúncio na lista Archport

 

Público, 5/11/09

Durante as obras numa escola

Descobertos vestígios arqueológicos da época romana em Alcácer do Sal

 

Um conjunto de tanques, cerâmica, uma cisterna e três esqueletos são alguns dos vestígios da época romana encontrados no local onde estava prevista a construção, já suspensa, do Centro Escolar do Torrão, concelho de Alcácer do Sal.

“É uma série de tanques associados a muros, numa área de dispersão de cerca de 500 metros quadrados, com um grau de conservação elevado, bem como dois enterramentos, um do sexo feminino e outro do masculino, sendo o do sexo feminino associado também a uma criança”, revelou a arqueóloga responsável pelas escavações, Catarina Cabrita.

Os vestígios, que podem ser de um complexo industrial ou de umas termas do período romano, levaram à suspensão temporária e alteração, por parte da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, do projecto de construção do Centro Escolar do Torrão para que prossigam as escavações.

“Os vestígios surgiram precisamente onde seria construído o edifício do primeiro ciclo. Portanto, tivemos que pensar o que fazer, porque são vestígios até ao momento bastante importantes”, explicou Catarina Cabrita, felicitando a decisão da autarquia, que salvaguarda que “nada será destruído”. A descoberta vem responder a questões relacionadas com a “evolução histórica”, que já apontava que “deveriam aparecer mais coisas que estão de facto agora a aparecer”, na zona da vila do Torrão.

Além de três tanques completos, diversas estruturas, muros e degraus, a equipa de arqueologia encontrou “cerâmica doméstica e de uso industrial, moedas e cerâmica “fina” importada, mais propriamente terra sigillata (cerâmica considerada ‘de luxo’)”. Estas descobertas não provocaram “grande surpresa” aos arqueólogos da Câmara de Alcácer do Sal, segundo a autarquia, pois “aquela área já estava identificada como sensível deste ponto de vista, daí o acompanhamento arqueológico desde o início”.

“A dispersão e dimensão dos achados é que ganham relevância para uma localidade como o Torrão, mas têm provavelmente a ver com a passagem muito perto da ligação a Beja, já existente na época romana e cujo traçado foi aproveitado pela actual estrada”, explicou ainda a arqueóloga. Agora, é “deitar mãos à obra”, porque ainda “falta muito trabalho” e há “muita escavação pela frente”, concluiu.

 

** *******
This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.

Mensagem anterior por data: [Archport] CURSO DE FOTOGRAFIA CIENTÍFICA - Fotografia de espólio Próxima mensagem por data: [Archport] Roman fort museum faces closure
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Associação ADECAP Próxima mensagem por assunto: [Archport] Roman fort museum faces closure