"[Pergunta BE] Zona Especial de Protecção das Sete Fontes de São Vítor
O sistema oitocentista de abastecimento de água à cidade de Braga, conhecido por Sete Fontes, é um importantíssimo conjunto patrimonial, com propriedade do Estado, através do IGESPAR e da Câmara Municipal de Braga.
Por ser necessário «assegurar a preservação e manutenção da adução de água ao conjunto monumental e garantir a salvaguarda do contexto paisagístico envolvente» foi proposta a criação uma Zona Especial de Protecção (ZEP) do “Sistema de captação do abastecimento de água do século XVIII à cidade de Braga – Sete Fontes de São Vítor”. Durante o mês de Novembro está a decorrer o período de reclamações relativas àquela proposta de ZEP, tal como o Edital da Câmara de Braga revela.
Acontece que o IGESPAR terá alegadamente aprovado o traçado dos acessos ao novo Hospital de Braga, traçado esse que atravessa a ZEP agora em processo de aprovação final. Paradoxalmente, nem esses traçados nem o próprio Hospital estão representados na planta divulgada no referido Edital da Câmara Municipal de Braga (em anexo), como seria exigível.
O deputado Pedro Soares perguntou ao Ministério da Cultura se tem conhecimento da proposta de acessos ao novo Hospital de Braga, na zona das Sete Fontes, quem são os seus autores e se foram realizados os estudos de impacte ambiental necessários.
Ana Sartóris
Assessoria do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda
Telefone: 213 917 592
E-mail: ana.sartoris@be.parlamento.pt "
Mensagem anterior por data: [Archport] São Miguel de Odrinhas | Próxima mensagem por data: [Archport] Semana da Ciência e da Tecnologia 2009 - Programa Viva |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Aquae Salutiferae | Próxima mensagem por assunto: [Archport] Aqueduto das Setes Fontes - Braga |