Lista archport

Mensagem

[Archport] Dentes do menino do Lapedo são "pouco modernos"

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Dentes do menino do Lapedo são "pouco modernos"
From :   bruno monteiro <brunoquicksilver@hotmail.com>
Date :   Sat, 9 Jan 2010 06:39:03 +0000

Veio hoje no Público Nº7219 a seguinte notícia:
 
Dentes do menino do Lapedo são "pouco modernos" por:
Ana Machado
 

A análise aos dentes do menino do Lapedo aproximam este exemplar de hominídeo do Paleolítico Superior encontrado em Dezembro de 1998, em Leiria, mais dos Neandertais do que dos homens modernos. É esta a conclusão de um artigo publicado esta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), e assinado por uma equipa internacional de que fazem parte os investigadores portugueses João Zilhão e Cidália Duarte, a par com o especialista norte-americano Erik Trinkaus, da Universidade de Washington. Tanto Zilhão como Trinkaus protagonizaram desde o achado do Lapedo uma acesa discussão na comunidade científica internacional ao defenderem que a criança provava que Neandertais e os primeiros homens modernos não só coexistiram como procriaram. E que aquele achado era a prova disso.

Do outro lado da barricada estão outros nomes sonantes da arqueologia, como os espanhóis Juan Luis Arsuaga, co-director de investigação da importante jazida fóssil da serra de Atapuerca, em Espanha, e Carles Lalueza-Fox, da Universidade de Barcelona, que afirmam que, mesmo sendo mestiça, a criança do Lapedo não prova nada em relação à evolução do homem moderno. E continuam a acreditar que os Cro-Magnons, os primeiros homens modernos, substituíram por completo os Neandertais, sem miscigenação. A revista PNAS foi, aliás, palco da publicação de vários artigos sobre este lado da discussão.

Mas Zilhão e Trinkaus voltam agora ao ataque: "Esta nova análise dos dentes da criança do Abrigo do Lagar Velho [sítio onde foi encontrado] traz um conjunto de informação nova e mostra que estes primeiros homens modernos não eram tão modernos como isso", diz João Zilhão. A equipa descreve que os dentes da frente da criança eram muito subdesenvolvidos para serem considerados de um homem moderno. E que tinham uma formação diferente da dos homens modernos, com mais dentina, o tecido logo abaixo do esmalte do dente, e com mais polpa, a parte nervosa responsável pela nutrição do dente. Tinham também muito menos esmalte.

"O estudo confirma que a anatomia da criança do Lagar Velho, nomeadamente a dentição, não coincide com os primeiros ou com os mais recentes homens modernos e só se encontra entre os Neandertais", insistem os investigadores.

A criança do Lapedo, que teria quatro a cinco anos à altura da morte, datada de há 30 mil anos, é um tesouro para a arqueologia na medida em que tem 90 por cento do esqueleto intacto. A análise aos dentes foi feita com recurso a microtomografia e reconstrução tridimensional, diz a equipa no artigo.


Quer fazer um álbum íncrivel? Conheça o Windows Live Fotos clicando aqui.

Mensagem anterior por data: [Archport] Baudrillard & Lévi-Strauss Próxima mensagem por data: [Archport] Dating fired-clay ceramics using long-term power law rehydroxylation kinetics
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Dente de Tyrannosaurus rex , insólito Próxima mensagem por assunto: [Archport] Depois de amanhã, em Coimbra: Jornadas de Proto-História!