Lista archport

Mensagem

Re: [Archport] Sete Fontes em Braga - apelo

To :   "Francisco Lemos" <sandelemos@gmail.com>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   Re: [Archport] Sete Fontes em Braga - apelo
From :   "Paulo Monteiro" <pmonteiro@ntasa.pt>
Date :   Sun, 24 Jan 2010 20:10:34 -0000

Já assinei, mas é só para reforçar esta frase - à atenção dos que investigam e trabalham em áreas ameaçadas pelo betão, mas que se calam bem calados:

 

“Se os arqueólogos deixarem que o governo seja sistematicamente negligente em relação ao património arqueológico dentro de algumas décadas pouco haverá para investigar e valorizar”

 

PAULO ALEXANDRE MONTEIRO


From: archport-bounces@ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@ci.uc.pt] On Behalf Of Francisco Lemos
Sent: domingo, 24 de Janeiro de 2010 19:43
To: archport
Subject: [Archport] Sete Fontes em Braga - apelo

 

As Setes Fontes são um conjunto de abastecimento de água que foi mandado construir no século XVVIII pelo Arcebispo Dom José de Bragança. Ainda se conservam seis mães de água bem como o aqueduto à superfície do solo, a par de galerias subterrâneas. Está classificado como Monumento Nacional desde 2003. 

 

Sabe-se (através de documentos) que no local já existia, no mesmo vale encaixado, aproveitamento das águas na Idade Média, no tempo de D.Fernando de Guerra. 

 

Por outro lado os vestígios de cerâmica romana levam a supor que esta zona seria um dos pontos de onde era conduzida água para Bracara Augusta. Para além de um vestígios de um eventual aqueduto da época romana, é natural que  outras estruturas aí existissem dada a quantidade da água que brota do substrato rochoso granítico. Perto foi encontrada a ara de um pisoeiro. Não seria surpreendente que  outros elementos possam estar escondidos no subsolo: diversas tipos de oficinas artesanais ou santuários dedicados a divindades aquáticas. 

 

Nas obras do novo Hospital de Braga que se está ser construído no topo de uma das colinas que rodeia o vale da Sete Fontes foram descobertas minas (de água?) desconhecidas, bem como inúmeros indícios de actividade artesanal (ou ligados à olaria ou à lavagem de sedimentos para recolha de minério) bem como um possível forno de olaria. Também foram detectadas cerâmicas e fossas que indicam a existência de um povoado da Idade do Bronze. 

 

Outros habitats pré-históricos podem ter existido no próprio vale, pois estes alvéolos graníticos , protegidos e com água, são muito favoráveis à instalação de comunidades. No lado Sul do vale das Sete Fontes vai construído um viaduto com diversos impactes negativos. 

 

O Hospital era necessário pois o existente não consegue dar acolher todos os pacientes que o procuram. A sua localização já é discutível. Mas enfim já lá está (em vias de conclusão dos corpos principais). O viaduto não parece imprescindível embora seja apresentado como tal. A Engenharia não diz que tem sempre soluções? Pelo contrário o vale das Setes Fontes tal como está poderia ser um jardim que completava as múltiplas valências da estrutura hospitalar funcionando como uma zona verde um parque da cidade.

 

Apelo, deste modo, a que assinem a petição: www.peticao.com.pt/sete-fontes.

 

Eu bem sei que as petições podem ser inúteis, mas tudo depende do número de assinaturas. E se os arqueólogos deixarem que o governo seja sistematicamente negligente em relação ao património arqueológico dentro de algumas décadas pouco haverá para investigar e valorizar. Talvez há mais de uma década foi parte do povoado de Santa Olaia (Figueira da Foz). Há tempos foi parte de uma muralha da Fonte do Milho em Peso da Régua e gravuras no Sabor. Anteontem foi o prolongamento inútil do túnel de Braga. ontem foram as gravura de Donim (Guimarães). Para a baía de Angra do Heroísmo projecta-se um novo cais, com impacte numa preciosa reserva de navios afundados. Para Braga o viaduto das Sete Fontes, etc, etc. 

 

Como é óbvio pela minha parte não me limitarei a este apelo. Tomarei outras iniciativas (sempre dentro da legalidade claro, embora tenha as minhas dúvidas sobre o bom fundamento jurídico dos pareceres do Igespar, mas isso é outro problema...). 

 

Francisco Sande Lemos. 

 

 

*** ******* This message contains information which may be confidential and privileged. Unless you are the addressee (or authorized to receive for the addressee), you may not use, copy or disclose to anyone the message or any information contained in the message. If you have received the message in error, please advise the sender by reply e-mail and delete the message.


Mensagem anterior por data: [Archport] Sete Fontes em Braga - apelo Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Faleceu Fernando A. Pereira da Silva
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Sete Fontes em Braga - apelo Próxima mensagem por assunto: [Archport] Sete Fontes - Monumental