Re: [Archport] Futuro terreno do Museu de Arqueologia é de “muito alta vulnerabilidade"
Parabéns ao GAMNA.
Embora possa parecer inútil, porque nem as zonas referidas com alta perigosidade e risco são tidas em conta nas elaborações dos PDM's - o que farão com as vulneráveis!? -, temos de continuar a rejeitar a acção governamental de insistir nesta indolente transvasa.
João Araújo Gomes
2010/2/4 Alexandre Monteiro
<no.arame@gmail.com>
Parecer
Futuro terreno do Museu de Arqueologia é de “muito alta vulnerabilidade”
Público, 03.02.2010, por Alexandra Prado Coelho
Um parecer sobre as condições do terreno no qual se encontra o edifício da Cordoaria Nacional, encomendado pelo Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), indica que se trata de um local de “muito alta vulnerabilidade” no que diz respeito a riscos sísmicos.
O GMNA decidiu pedir este parecer para poder tomar posição perante a decisão do Ministério de transferir o MNA para a Cordoaria (Pedro Cunha)
O GMNA decidiu pedir este parecer para poder tomar posição perante a decisão do Ministério da Cultura de transferir o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para a Cordoaria.
Elaborado pela empresa eGiamb e assinado pelo geólogo Carlos Nunes da Costa, o parecer diz ainda que o local é de “alta vulnerabilidade” relativamente ao risco de inundações. Por isso, conclui, “quer do ponto de vista das condições geológico-geotécnicas, quer no que respeita a exposição a perigos naturais, a localização do MNA no actual edifício da Cordoaria deveria ser cuidadosamente ponderada, em face da elevada vulnerabilidade que o local comporta actualmente e deverá condicionar drasticamente o seu uso futuro”. Aconselha, no entanto, a realização de estudos mais aprofundados.
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, declarou esta semana, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Museu dos Coches, em Belém, que queria concretizar a transferência do MNA para a Cordoaria “até ao final da actual legislatura”. Mas o director do museu, Luís Raposo, tem manifestado a sua preocupação com as condições do terreno e tem dito que a sua posição relativamente à mudança dependerá do resultado dos estudos geotécnicos.
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
--
João Araújo Gomes
Arqueólogo
CEG - IGOT
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Tel: + 351 21 7940218 / 21 7965469
Fax: +351 21 7938690
ceg@campus.ul.ptCONFIDENTIALITY NOTICE
This e-mail transmission and eventual attached files are intended only for the use of the individual and may contain information that is confidential, privileged and exempt from disclosure under applicable law. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, copying, distribution or use of any of the information contained in this transmission is strictly VOIDED. If you have received this transmission in error, please immediately notify me by e-mail at the above address and delete this e-mail from your system. Thank you.