Lista archport

Mensagem

[Archport] IGESPAR Newsletter Nº14

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] IGESPAR Newsletter Nº14
From :   "Jorge Alves" <jalves@igespar.pt>
Date :   Thu, 4 Mar 2010 17:21:13 -0000

 

 

  

 

6 de Março de 2010
entre as 12h00 e as 13h00, com reemissão entre as 24h00 e a 1h00
Programa na TSF
“ENCONTROS COM O PATRIMÓNIO”, em parceria com o IGESPAR
“De Escola Politécnica a Museu de Ciência”

A Escola Politécnica de Lisboa (1837-1911), localizada entre o Rato e o Príncipe Real, instalou-se no antigo Noviciado da Cotovia, também adaptado a Colégio dos Nobres, tendo dado lugar à Faculdade de Ciências de Lisboa, a partir de 1911. O Museu da Ciência integrado nos Museus da Politécnica, nasce após a transferência da Faculdade de Ciências para a Cidade Universitária. Trata-se de um Museu com um variado e importante espólio que acompanha o evoluir da ciência patente ao nível dos imóveis e dos bens móveis, nomeadamente um observatório astronómico e um laboratório e anfiteatro de química. Perceber a evolução deste local, a sua pertinência patrimonial e de que modo pode contribuir para a dinamização desta área de Lisboa, são algumas das questões a abordar neste programa. O jornalista Manuel Vilas–Boas conversa com os Professores Ana Eiró, Fernando Barriga e Nuno Crato, e os Arqt.ºs Manuel Aires de Mateus e Gonçalo Byrne.

Para saber mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fevereiro e Março de 2010
“Festa da Amendoeira em Flor
e dos Patrimónios Mundiais”


Na região do Baixo Côa e Alto Douro vinhateiro português cruzam-se e mesclam-se dois Patrimónios Mundiais, o que revela a excelência destes territórios, destas paisagens. Amplos horizontes, vales cavados, guardando nos xistos ressequidos que pontilham as encostas, a nossa arte das origens, ou moldados em vastos e monumentais escadórios por onde trepa e se adossa a vinha. É esta uma paisagem cheia de magnetismo, moldada por uma humanização inteligente, cujas raízes mergulham nos milénios mais recuados da pré-história das sociedades humanas.
Para celebrar o desabrochar da amendoeira em flor, e o anúncio da Primavera, o Parque Arqueológico do Vale do Côa alia-se às autarquias de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa e organiza, entre 20 de Fevereiro e 7 de Março, um conjunto de actividades que promovem também os Patrimónios Mundiais do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do Alto Douro Vinhateiro.

Até 7 de Março
Exposição Fotográfica “Entre a Arte Rupestre e o Douro Vinhateiro”
Sede do Parque Arqueológico do Vale do Côa
De Terça-feira a Domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

6 de Março
Visita “Entre a Arte Rupestre e o Douro Vinhateiro”
Das 9h15 às 13h30 - Visita à paisagem artística rupestre e à paisagem vinhateira.

7 de Março
Oficina de Arqueologia Experimental
Sede do Parque Arqueológico do Vale do Côa
Das 15h00 às 16h30 e das 17h00 às 18h30

Para saber mais

 

 

 

 4 de Maio de 2010
Inauguração da Exposição “A Arte que o Côa Guarda”
Museu Municipal da Figueira da Foz


No ano em que se evoca a memória de António dos Santos Rocha, passados cem anos sobre a sua morte, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz acolhe no Museu Municipal a exposição “A Arte que o Côa Guarda”.
A exposição itinerante, desenvolvida numa parceria entre o Município da Guarda e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, tem sido um importante meio de divulgação da arte rupestre do Vale do Côa e do seu património arqueológico. Especialmente direccionada para as escolas, recria, a partir de dados arqueológicos, um acampamento paleolítico em torno do qual são desenvolvidas actividades educativas: oficinas de arqueologia e palestras, complementadas com visitas guiadas às réplicas e fotografias da arte rupestre.

Para saber mais

 

 

 

 14 a 16 de Abril de 2010
“Congresso Património 2010”

O Congresso Património 2010, organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e pelo IGESPAR, que decorrerá na FEUP, pretende apresentar e discutir formas de abordagem ao problema da intervenção em património através da apresentação de casos práticos.

 

 

Para saber mais

 

 

 

 18 de Abril de 2010
DIMS 2010 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
“Património Rural/Paisagens Culturais”

Tendo por base a directiva proposta pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para 2010, o IGESPAR lança o tema "Património Rural/Paisagens Culturais" para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril.
À semelhança das edições anteriores, o IGESPAR, associado ao ICOMOS Portugal, convida todas as entidades públicas e privadas a participarem neste acontecimento.

 

 

Para saber mais

Subscrever Newsletter

 

 Contactos: died@igespar.pt                                       www.igespar.pt

 


Mensagem anterior por data: [Archport] O sítio do MNA no Top do CGCounter Próxima mensagem por data: [Archport] Agenda de Março do Museu Nacional de Arqueologia (corrigida)
Mensagem anterior por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº13 Próxima mensagem por assunto: [Archport] IGESPAR Newsletter Nº15