Lista archport

Mensagem

[Archport] Vilarinho da Furna vai ter mesmo um museu subaquático

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Vilarinho da Furna vai ter mesmo um museu subaquático
From :   bruno monteiro <brunoquicksilver@hotmail.com>
Date :   Sat, 6 Mar 2010 06:39:47 +0000

vem no publico do mesmo dia a noticia seguinte
 

Vilarinho da Furna vai ter mesmo um museu subaquático

Por Samuel Silva
Museu subaquático de Vilarinho da Furna conta com apoio da autarquia. Novo desenho do projecto custa dois milhões
 

A Câmara Municipal de Terras de Bouro vai mesmo construir o Natur Parque na área envolvente das ruínas da aldeia de Vilarinho da Furna. No final do ano, a autarquia tinha suspendido o projecto, alegando que este não era viável, mas decidiu agora que o investimento é para manter, apesar de fortemente reformulado.



A autarquia vai executar apenas quatro equipamentos na zona da aldeia. O investimento mais emblemático, o museu subaquático nas ruínas de Vilarinho, vai mesmo ser concretizado, apesar das reservas manifestadas pelo presidente da câmara quanto à sua sustentabilidade. Vai ser construído um espaço de recepção aos visitantes do museu, ao mesmo tempo que serão feitas obras de consolidação nas ruínas, de forma a permitir as visitas subaquáticas. No entanto, do novo projecto desaparece a possibilidade de visitação a partir de um barco de fundo transparente.



Nos últimos dois meses, uma comissão composta por deputados municipais e membros da associação de antigos moradores A Furna analisou o projecto e definiu os quatro equipamentos que justificam o investimento. "Escolhemos aqueles que, não trazendo perigo para o equilíbrio financeiro do município, lhe emprestam maior visibilidade turística e de valorização da memória de Vilarinho da Furna", defende o presidente da comissão, Avelino Soares.



Os outros três projectos passam pela criação de uma praia fluvial na albufeira de Vilarinho, bem como a instalação de um posto de observação de animais naquela área. Na encosta da serra Amarela, no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, será ainda definido um trilho pedestre, com acesso junto à aldeia.



Em relação ao projecto original, apresentado há um ano e meio pelo anterior executivo de Terras de Bouro, desaparecem as intenções de criar um parque de campismo, as recuperações das casarotas da serra e do fojo do Lobo, bem como o fluviário e o apiário, previstos para aquela encosta.



O novo presidente da autarquia, Joaquim Carcel, tinha decidido suspender o projecto assim que tomou posse, em Novembro, por entender que o investimento não era viável. O autarca considerou o Natur Parque um projecto "magalómano" e "inviável", preferindo canalizar essa verba para a área social.



O projecto original tinha execução prevista durante os próximos três anos e um orçamento de cerca de 3,5 milhões de euros, tendo já recebido um financiamento do QREN de cerca de 1,2 milhões. A autarquia já assumiu que vai concretizar o novo desenho do Natur Parque, que, depois de reformulado, vai custar menos de dois milhões de euros e deve ficar pronto em 2011.



Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

Mensagem anterior por data: [Archport] Pegadas de elefante extinto descobertas no Alentejo Próxima mensagem por data: [Archport] 7º Curso de Fotografia Científica
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Vila Nova de S. Pedro - de novo, no 3.º milénio Próxima mensagem por assunto: [Archport] Villa romana do Rabaçal (Penela)