Re: [Archport] ORDEM DOS ARQUEÓLOGOS:SIM OU NÃO?
Uma ordem pode ter funções sindicais, dentro das quais os salários poderão ser regulamentados e tabelados. Basta que para isso seja criada com esse estatuto devidamente aprovado...
Sem querer entrar em quezílias, porque o que aqui devemos todos querer enquanto profissionais é regulamentar os estatutos com uniformização democrática, atrevo-me a provocar alguns daqueles que ainda não realizaram a importância de uma Ordem: A Ordem não vai fomentar o corporativismo! Vai, isso sim - e partindo do princípio que será mesmo criada - estereotipar os estatutos da profissão e, como o próprio nome indica, criar
ordem nesta classe ainda tão partida. Pretende, julgo eu, regulamentar a actividade arqueológica bem como o seu reconhecimento através de carteiras profissionais autorizadas. Pretende também ser apartidária. E não vejo como é que estas acções poderão contribuir para acevedar caciques. Também não consigo entender como é que uma autorização de uma Ordem para a prática do exercício profissional poderá ser desvantajosa em termos científicos. Muito pelo contrário. Trará certamente mais e melhores frutos.
Paralela mas independentemente deverão existir sindicato e a associações, pois então.
Mas por favor, eleja-se um bastonário depressa!
João Araújo Gomes
2010/3/11 joão pereira
<trainzeiro@gmail.com>
A criação de uma Ordem para resolver questões relativas a condições de trabalho não faz sentido. Para isso temos a figura de Sindicato para ter esse papel.
A maioria das queixas que conheço, e muitas são veiculadas pelo Archport, estão relacionadas com condições de trabalho (salários, transporte, materiais de trabalho, descontos, etc.).
Uma Ordem dos Arqueólogos só servirá para melhorar a capacidade corporativa que muitos arqueólogos já têm e nunca encontrei nesse corporativismo, ou na forma como tem sido usado, nenhuma vantagem científica e ou de qualquer outra índole. Toda a gente sabe, conhece ou sofreu dos efeitos nefastos desse corporativismo.
O meu lema é: a desordem nunca será combatida por uma Ordem. Não acredito que pelo facto de haver uma Ordem que a mentalidade do arqueólogo português mude. Ora se foi coisa que não mudou muito com o 25 de Abril foi o arqueólogo.
Caros colegas, construamos um Sindicato dos Arqueólogos Portugueses !!
Saudações patrimoniais, João Paulo Pereira
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
--
João Araújo Gomes
Arqueólogo
CEG - IGOT
Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Tel: + 351 21 7940218 / 21 7965469
Fax: +351 21 7938690
ceg@campus.ul.ptCONFIDENTIALITY NOTICE
This e-mail transmission and eventual attached files are intended only for the use of the individual and may contain information that is confidential, privileged and exempt from disclosure under applicable law. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, copying, distribution or use of any of the information contained in this transmission is strictly VOIDED. If you have received this transmission in error, please immediately notify me by e-mail at the above address and delete this e-mail from your system. Thank you.