[Archport] MNA
Caros archporteanos,
tenho seguido aqui das Alemanhas a polémica sobre a mudança do MNAS para a Cordoaria.
Não entendo bem a razão desta mudança que envolve um dispendio de fundos enorme. E ainda numa época de crise em que paises da EU (não quero citar alguns em especial que se "veem gregos") estão preocupados como sair desta situação sem grandes perdas. Uma transferência dum museu é sempre uma obra enorme que requere uma organização de logística imensamente complexa. Normalmente não se fazem transfrências "ad hoc". Na mudança do MNA para a Cordoaria tenho a impressão que a questão não foi analisada condignamente mas que a decisão foi tomada por uma comissão que não faz ideia nenhuma da complexidade que envolve essa dita mudança. Mais sabendo que o MNA já há 150 anos que se mantém nos Jerónimos.
Perece que a ideia da mudança só se baseia na exposição dos objectos. Mas além disso existem os estudos, investigaçao e trabalho de arquivo bem como de laboratório e restauro de peças. Tudo isso seria a meu ver parado "sine die". Posso estar errado mas não quero de maneira nenhuma fazer ver aos responsáveis da ideia da transferencia dos problemas que certamente aparecerão.
Além disso não consigo ver qual a vantagem. As estruturas da Cordoaria teriam de ser adaptadas para a instalação do MNA. Não só para a exposição mas também outras estruturas como os laboratórios, arquivo, biblioteca, e armazenamento das peças que contínuamente chegam para serem estudadas.
Pergunta: Quem lucra com esta mudança? Numa época de crise financeira na qual Portugal está igualmente envolvido é necessário pensar bem no assunto e aplicar as verbas (que normalmente não abundam) noutros campos.
Espero ir para o mês de Maio para a nossa terra e espero fazer uma visita ao MNA e apoiar o Dr. Luis Raposo na sua luta para manter o local tradicional do MNA.
Cordialmente
Hans Wilhelm Daehnhardt