Boa tarde!
No próximo dia 23 de Maio (domingo), terá lugar na Citânia de Briteiros mais uma Citânia Viva, actividade de recriação histórica, organizada em conjunto pela Sociedade Martins Sarmento e Casa do Povo de Briteiros, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
A recriação começará pelas 12.00 de Domingo, 23 de Maio, com um almoço castrejo, a decorrer na recepção da Citânia, onde será servido caldo de castanhas, pão com carne assada, favas e queijo de cabra, cerveja e vinho. Pelas 15 horas, lugar à encenação do Conselho dos Anciãos no antigo edifício do conselho comunitário. Uma hora mais tarde, pelas 16, é a vez de assistirmos aos exercícios de treino dos guerreiros castrejos. A Citânia Viva termina pelas 17 horas, com a reconstituição de um ritual fúnebre proto-histórico.
A recriação histórica da Citânia Viva pretende reconstituir alguns cenários da vida política, militar e cultural das comunidades proto-históricas que habitaram sítios como a Citânia de Briteiros no início da Romanização, por volta do século I a. C.
No presente ano, a Citânia Viva contará com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros, da Associação Juvenil "Citânia", do Agrupamento de Escuteiros de Briteiros, Associação Jovem Cooperante Natureza/Cultura (JovemCoop), Equipa Espiral (Associação Humanitária, Cultural e Recreativa de Braga) e Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais. Reuniu-se assim um conjunto de cerca de 50 figurantes que irão vestir os papéis de habitantes da Citânia, entre guerreiros, anciãos e camponeses. Inclui-se também a presença de legionários romanos.
A entrada é livre, limitada às necessidades de segurança e preservação da Citânia de Briteiros.
Com os melhores cumprimentos,
José Antunes