ESCLARECIMENTO
A propósito da troca de mensagens em termos considerados menos próprios por membros desta lista, foi solicitada a intervenção dos administradores.
Permita-se-nos, pois, que esclareçamos o seguinte:
1 – Criada nos finais de 1995, aarchport é um fórum de informação e discussão sobre temáticas que, directa ou mesmo indirectamente, se relacionem com a Arqueologia em Portugal e também com a Arqueologia em geral; não é um blogue, mas sim uma mailing list, ou seja, uma lista de endereços electrónicos de pessoas interessadas nestas temáticas. Cada um dos membros, usando o seu programa de correio electrónico, poderá entrar em contacto directo com essas pessoas ou dirigir-se a todas elas ao mesmo tempo, enviando a sua mensagem para archport@ci.uc.pt. Desta forma, ao longo destes anos, temos procurado cumprir os objectivos fixados: dar a conhecer um achado arqueológico, pedir ajuda para uma pesquisa bibliográfica, descobrir onde se poderá escavar este Verão, divulgar uma conferência, um estágio... Neste momento (14.56 h. de 24-05-2010), os arquivos da lista registam 8985 mensagens enviadas desde 21.12.2005; e contamos com 1905 subscritores.
2 - Aos administradores, como se compreende, compete o dever de garantir que os membros cumpram também aqui as normas de civismo que, sem dúvida, seus pais e professores lhes foram ensinando ao longo da vida. Poderiam, por exemplo, obrigar a moderação, ou seja, a leitura prévia, todas as mensagens ou as enviadas por determinados membros, antes de serem publicadas, como acontece nos jornais e mesmo nos blogues; também poderemos eliminar um membro da lista. Esses direitos (e deveres) já os utilizámos, em circunstâncias muito excepcionais; mas preferimos não os praticar, pois consideramos estar a lidar com pessoas responsáveis, serenas, que não se deixam levar pelo clima de ‘confusão’ instalado e que, sobretudo, têm a consciência de que a sua mensagem entra, de imediato, em 1905 caixas de correio – de nacionais e de estrangeiros. E mais: ficam permanentes no arquivo da lista, acessíveis, consequentemente, a todas as pessoas que a ele queiram aceder.
3 – Por conseguinte, em relação ao incidente dos barcos afundados, cremos que tudo já terá sido dito e as características das frases ficam com a personalidade de quem as escreveu. Ainda acreditamos que, apesar dos maus exemplos que diariamente nos assolam (estamos a falar do mundo em geral, claro!), os membros da archport continuarão a ter o bom senso, de que hoje tão carenciados andamos! Aliás, há mensagens às quais esse bom senso incita (ou incitaria) a não retorquir, para que morram por si…
4 – Agradecemos a colaboração que nos têm prestado (sem os seus membros, a archport não existiria…), apresentamos o voto de um bom final de ano lectivo para quem, de uma forma ou doutra, esteja ligado às actividades escolares (todos estamos, afinal, sendo professores ou tendo filhos e netos na escola) – claro que nos referimos, agora, ao hemisfério norte, porque o calendário escolar no Brasil, por exemplo, onde temos também muitos subscritores, é diferente; auguramos um período de férias com a serenidade possível e, de modo especial, com o progresso maior da ciência arqueológica, acarinhada pelos seus promotores, técnicos, investigadores, entidades da tutela… todos!
Cordialmente
Os administradores da archport
José d'Encarnação
Maria da Conceição Lopes